Categorias
Memória

Cultura e religião da Índia em destaque na Praia Vermelha

A jornada cultural “Índia mística e milenar: aromas, sabores, práticas culturais, filosóficas e espirituais” foi aberta nesta terça, dia 2, no Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ, com o objetivo de discutir aspectos importantes da cultura e religião indianas, a herança cultural do povo védico e as vantagens de práticas como a ioga. A abertura do eventoda jornada contou com a presença de Nilo Gonçalves, coordenador do evento e professor da Escola de Educação Física e Desportos (EEFD) da UFRJ, e Lúcio Valera (Loka Saksi), professor de fFilosofia. Participaram também Maharaj Chandramukha Swami (monge Vaishnava/Bakti Yoga) e Krishna Kishora, terapeuta ayurvédico. 

Os convidados abordaram o valor que a cultura ocidental vem conferindo à Índia nos últimos anos. Segundo eles, é um grande avanço refletir sobre a contribuição milenar indiana, mas ressaltaram que é preciso analisar o país e suas práticas com umo olhar mais atento, sem mistificar, como se costuma fazer. “Devemos ter em mente que essa é uma cultura que permite que seus valores tradicionais sejam mantidos até os dias de hoje. Devemos aprender com eles e buscar essa integração, já que a pluralidade do planeta pode ser comparada à pluralidade indiana”, comenta o professor Lúcio Valera.

Já Nilo Gonçalves espera que o evento se torne anual, enfatizando a importância desta edição, que está divulgando a nova disciplina da EEFD “Fundamentos do Yoga”, capaz de abrir espaços para novos cursos relacionados à área. 

A jornada acontece nos salões Pedro Calmon, Moniz de Aragão e Dourado, localizados no Fórum de Ciência e Cultura, no campus da Praia Vermelha. O endereço é avenida Pasteur, 250, Urca.