">Os representantes de 851 trabalhadores do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF), que iniciaram uma paralisação de 24 horas nesta terça (26/5), encontraram-se com reitor Aloísio Teixeira.

Reitor recebe manifestantes do HU

Os representantes de 851 trabalhadores do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF), que iniciaram uma paralisação de 24 horas nesta terça (26/5), encontraram-se com reitor Aloísio Teixeira.  Durante a reunião, que também contou com a presença de membros do Sintufrj, a chamada Comissão dos Profissionais Qualificados Extraquadro do HU reclamou dos constantes atrasos de salários e reivindicou a regularização trabalhista dos funcionários. O reitor explicou que já propôs uma saída legal e emergencial junto aos ministérios da Educação e de Planejamento, através da lei 8.745/93, que prevê a contratação temporária pelo poder público em casos de excepcionalidade.

“Voltarei nesta quinta a Brasília para acelerar esta solução, mas a nossa decisão é continuar pagando vocês para garantir o funcionamento do hospital. Mesmo que isso descumpra as determinações dos ministérios públicos do Trabalho (MPT) e Federal (MPF) para pôr fim às terceirizações. Entendemos que isso é uma irregularidade menor frente ao prejuízo que recairia sobre a população do Rio de Janeiro com o fechamento do HU”, ponderou o reitor Aloísio, apontando que, após as negociações com o MEC e o Planejamento, haverá a contabilização de vagas para a realização de um processo seletivo simplificado de caráter público. “A terceirização é destrutiva ao serviço público, pois estabelece diferenças no ambiente de trabalho.”

O reitor ainda esclareceu que para os cargos extintos ou fora do quadro de carreiras da universidade, como serviços de limpeza e vigilância, outra solução será aplicada. “Está sendo preparada uma licitação para a contratação de uma firma. Ela cuidará desta relação com os trabalhadores e terá que cumprir com todos os encargos e direitos sociais previstos por lei”, informou o reitor.

Tiago Xavier, membro da comissão dos trabalhadores, que apoiou a atitude do reitor da UFRJ, destaca que alguns setores dependem integralmente dos extraquadros. Ele ainda pontua que os serviços emergenciais e essenciais foram mantidos em respeito aos usuários do HUCFF: “Sabemos da responsabilidade social de nosso trabalho, mas esta paralisação de hoje traduz uma revolta de muito tempo. Amanhã, retornaremos às atividades normais e esperamos em breve ter uma notícia positiva”.