">Mais uma parceria entre a UFRJ e a  Petrobras foi oficializada na última terça-feira, dia 19, durante  inauguração da sala Petrobras, localizada no prédio anexo à antiga Casa do Estudante, no Morro da Viúva, em Botafogo.

UFRJ e Petrobras oficializam restauro de patrimônio histórico

A cerimônia confirmou a revitalização do prédio, onde será instalado o Colégio Brasileiro de Altos Estudos da UFRJ. Para a pró-reitora da Pós-graduação e Pesquisa, Ângela Uller, o colégio é uma grande possibilidade de independência acadêmica em torno das pesquisas. “Na maioria das vezes, as pesquisas feitas na universidade são pautadas por demandas externas; não há muito tempo para pensar. Esse colégio vem a ser um espaço de interdisciplinaridade e reflexão, em que poderemos desenvolver nossas próprias necessidades”.

Essa parceria também vem se somar ao patrimônio histórico e arquitetônico da cidade. Esse mesmo prédio foi, em 1922, edificado como o Hotel Sete de Setembro e, mais tarde, acolheu a Escola de Enfermagem Anna Nery, da Universidade do Brasil. Na década de 1970, foi espaço de organização de movimentos contra a ditadura, quando abrigou a Casa do Estudante Universitário, e depois ficou abandonado, mas a UFRJ conseguiu retomá-lo.

Além da exibição de um vídeo de revitalização passada do prédio, foi discutida a importância da trajetória conjunta entre UFRJ e Petrobras pelo gerente-executivo do Centro de Pesquisas da Petrobras, Carlos Tadeu Fraga; pela Pró-reitora de Pesquisa da UFRJ, professora  Ângela Uller; e pelo diretor-executivo do futuro colégio, professor Adilson de Oliveira.