">Uma parceria entre a Petrobras e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) devolveu aos cariocas um dos patrimônios arquitetônicos da cidade. Antigo palco da luta contra a ditadura militar e pela redemocratização do Brasil, o prédio que já abrigou o Hotel Sete de Setembro, localizado no Morro da Viúva, em Botafogo, foi revitalizado para receber o Colégio Brasileiro de Altos Estudos da UFRJ.

UFRJ e Petrobras recuperam patrimônio histórico carioca

Uma parceria entre a Petrobras e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) devolveu aos cariocas um dos patrimônios arquitetônicos da cidade. Antigo palco da luta contra a ditadura militar e pela redemocratização do Brasil, o prédio que já abrigou o Hotel Sete de Setembro, localizado no Morro da Viúva, em Botafogo, foi parcialmente revitalizado para receber o Colégio Brasileiro de Altos Estudos da UFRJ. Localizada no prédio anexo já restaurado, a Sala Petrobras foi inaugurada nesta terça-feira, dia 19. A cerimônia contou com a presença do reitor da UFRJ, Aloisio Teixeira, e do gerente executivo do Centro de Pesquisas da Petrobras, Carlos Tadeu Fraga.

O projeto de restauro do anexo e do prédio principal, num total de 5.400 m2, prevê a implantação de uma infraestrutura que facilite a acessibilidade, entre plataforma para cadeirantes e elevadores. O trabalho permite devolver a grandeza característica das duas edificações projetadas pelo arquiteto Antônio Januzzi (também responsável pelo Palácio Pedro Ernesto, atual Câmara de Vereadores) e concluídas em 1922, por ocasião das comemorações do Centenário da Independência do Brasil.

Desde então, além do Hotel Sete de Setembro, as edificações acolheram a Escola de Enfermagem da Universidade do Brasil (UFRJ) e a Casa do Estudante Universitário, alojamento estudantil que, na década de 70, fez parte da luta pela redemocratização do país. No local, ocorreram inúmeras reuniões, entre elas as do Comitê Primeiro de Maio, que buscou defender a Anistia aos presos políticos que fizeram oposição à ditadura militar.

O Colégio Brasileiro de Altos Estudos da UFRJ, instalado nas dependências do prédio restaurado, propõe-se a ser um centro de excelência da Universidade, de caráter interdisciplinar, operando além dos limites da estrutura convencional da UFRJ, atuando como órgão de cooperação interna e externa, promovendo o conhecimento nacional, difundindo experiências internacionais e, principalmente, destacando o uso social do conhecimento. Sendo um órgão do Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ, o Colégio organizará conferências, seminários, atividades artísticas, entre outros eventos abertos ao publico. Atualmente, o reitor Aloísio Teixeira preside o Colégio, que tem como diretor-executivo o professor Adilson de Oliveira.

Além de atuar na revitalização do patrimônio histórico da cidade, a Petrobras também tem investido pesado em infraestrutura experimental e em formação de recursos humanos nas universidades e institutos de pesquisa brasileiros. Em um modelo de relacionamento sustentável, por meio da formação de redes de parceria tecnológica nas áreas de interesse estratégico da companhia, a Petrobras tem investido cerca de R$ 400 milhões por ano, nos últimos três anos, em mais de 100 universidades e institutos de pesquisa em todo o país.

À mesa de abertura do evento estiveram o Diretor Executivo do Colégio Brasileiro de Altos Estudos, prof. Adilson de Oliveira, o Dr. Carlos Tadeu da Costa Fraga, Gerente Executivo do Cenpes, que falou sobre momentos signficativos da construção e manutenção da parceria entre a UFRJ e a Petrobras e a Profª Ângela Uller, Pró-reitora de Pesquisa da UFRJ, representando o reitor Aloisio Teixeira,  que falou sobre "Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico na UFRJ: O papel da Petrobras".

Houve, ainda, a projeção de um vídeo sobre o processo de restauração do antigo Hotel Sete de Setembro, que fica na av. Rui Barbosa, 762, no Flamengo.