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Fórum na tela exibe filmes de Max Ophüls

Durante toda a semana, o Fórum na Tela exibe as produções do cineasta alemão Max Oppenheimer Ophüls. A mostra faz parte da série Mestres Esquecidos, que traz para o público obras de veteranos da indústria cinematográfica, que há muito tempo estão longe das telas de cinema. O evento acontece de 18 a 22 de maio, no Salão Moniz de Aragão do Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ, sempre às 19 horas. O Salão Moniz de Aragão fica localizado na av. Pasteur, 250 –  campus da Praia Vermelha.

Confira a programação:

Segunda – 18 de maio

Carta de uma desconhecida
(Letter from an Unknown Woman, 1948, 87min, p&b, EUA, áudio em inglês com legendas em português).
O filme é baseado no romance de Stefan Zweig. Na Viena do início do século XX, o famoso pianista Stephan Brand, ao hospedar-se em hotel, recebe uma carta de uma mulher desconhecida. Ao lê-la, lembra-se de Lisa, com quem viveu tumultuada história de amor. A narrativa é construída a partir da carta, na qual a mulher relata episódios de sua incompreendida paixão. Trilha sonora: composições de Liszt, Wagner e Mozart.

Terça – 19 de maio

Conflitos de amor
(La Ronde, 95min, 1950, p&b, França, áudio em francês com legendas em inglês).
Filme que marca o regresso do cineasta Max Ophüls à França, depois do final da Segunda Guerra. Baseado numa peça de Arthur Schnitzler, a obra é composta de breves episódios amorosos, entrelaçados por um narrador amável e irônico, interpretado por Anton Walbrook. Sob aparência frívola, esse personagem oferece uma visão satírica e amarga da futilidade, da libertinagem e dos jogos amorosos.

Quarta – 20 de maio

Desejos Proibidos
(The Earrings of Madame de…, 1953, 105min, p&b, EUA, áudio em francês com legendas em inglês).
Um filme estranho e nostálgico, caracterizado por um grande refinamento. É considerado uma das obras mais representativas de Ophüls. No início do século 20, em Paris, Louise, mulher de um general, vende os brincos que havia recebido de presente para pagar uma dívida de jogo. Quando o marido descobre, ele compra as joias de volta e as entrega a sua amante, Lola. No fim, Louise descobre o amor e torna-se menos frívola. Com Charles Boyer, Danielle Darrieux, Vittorio de Sica, Mireille Perrey, Jean Debucourt, Jean Galland.

Quinta – 21 de maio

Lola Montès
(Lola Montès, 1955, 110min, cor, Alemanha/França, áudio em francês com legendas em inglês).
Reconstituição romanceada da vida da bailarina de flamenco Lola Montès. Em 1957, um mês depois do lançamento do filme, que foi remontado pelos produtores, o cineasta morreu. Até 1968, quando foi relançada a obra integral de 140 minutos, só foi possível conhecer aquela versão que suprimiu quase todas as cenas do circo, que representavam a parte mais contundente do filme. Nesta obra, Ophüls realizou – da mesma forma que seus contemporâneos Elia Kazan, em Vidas Amargas, e George Cukor, em Nasce uma Estrela – a primeira utilização esteticamente criativa do então discutido formato
Cinemascope. Com Martine Carol, Peter Ustinov, Anton Walbrook.

Sexta – 22 de maio

O Prazer
(Le Plaisir, 93 min, 1952, p&b, França, falado em francês com legendas em inglês).
Três histórias adaptadas do escritor francês Guy de Maupassant. Na primeira, um velho usa máscara de jovem em um salão para seduzir as mulheres. Em A Casa Tellier, uma cafetina e duas prostitutas passeiam pelo campo. Já a terceira história fala sobre a paixão de um casal de artistas.