">A Escola de Educação Física e Desportos da UFRJ (EEFD) completa, este ano, 70 anos desde a sua fundação, em 1939.

Escola de Educação Física completa 70 anos

A Escola de Educação Física e Desportos da UFRJ (EEFD) completa, este ano, 70 anos desde a sua fundação, em 1939.  De acordo com o professor Waldir Ramos, diretor da EEFD, no início o curso funcionava em diversos locais, por conta da falta de estrutura para as aulas práticas. “Como a gente precisava de instalações esportivas, na época a EEFD usou instalações do Fluminense, do Instituto de Surdos e Mudos e da Fortaleza de São João para as aulas práticas”, diz Waldir Ramos.

Depois, ela passou a funcionar no campus da Praia Vermelha, permanecendo lá até 1972. “No primeiro andar do prédio da Praia Vermelha, onde hoje fica a Escola de Comunicação, estavam salas de luta e salas de ginástica. A Escola de Educação Física ainda englobava a piscina, os campos de futebol e o prédio onde hoje se encontra a casa da ciência”, lembrou o professor.

A vinda para a Cidade Universitária começou em 1970, mas o prédio atual da escola só foi inaugurado em 1972. A transferência fazia parte de projetos da ditadura. De acordo com o diretor, “naquela época o regime militar queria ampliar o oferecimento de atividade física para toda a comunidade universitária. As instalações grandiosas visavam atender a toda a universidade com práticas esportivas”.

Comemorações

Para comemorar os 70 anos, vários eventos estão sendo programados ainda para este ano. “Nós planejamos uma solenidade junto com uma feira para mostrar toda a produção da escola a nossos alunos. Porém, por conta do número de pesquisas e projetos, a feira evoluiu e agora estamos planejando uma feira aberta à comunidade externa. Esse evento está sendo planejado para o segundo semestre”, comentou o professor.

Outro evento comemorativo foi a aula inaugural do curso de mestrado, que aconteceu em março. “Nós convidamos o professor Adalberto Ramon Vieyra, do Instituto de Bioquímica Médica (IBqM), e mais três professores que atuaram no nosso primeiro curso de mestrado”, comentou Waldir. A EEFD já ofereceu um curso de mestrado anteriormente, mas por falta de professores teve que encerrar as atividades, voltando este ano.

IV Volta da UFRJ

O próximo evento comemorativo será a IV Volta da UFRJ, que acontece no dia 24 de maio. Em 2009, além de toda a parte gráfica do evento e as medalhas levarem o selo comemorativo do aniversário, há uma novidade: o revezamento 2×6 km. Segundo o professor Armando Alves de Oliveira, coordenador-geral do evento, essa modalidade é um avanço na parte social da corrida. “O revezamento pode ser feito com duplas mistas, homem-homem ou mulher-mulher, dentro das faixas de idade. Com isso, nós esperamos que haja um aumento no número de pessoas participando”, explicou o professor.

São esperados entre 1.000 e 1.500 participantes para esta edição da corrida, o que pode parecer um número pequeno. “Como não é uma corrida comercial, feita por uma grande empresa, não é importante para nós a quantidade muito grande de participantes. A nossa intenção com a volta é de que o participante aproveite o evento e retorne para aproveitar a Cidade Universitária em outros momentos”, comentou o professor Armando Alves.

A volta surgiu com o intuito de ajudar na formação cidadã dos alunos, técnicos e professores, e já faz parte do calendário da Federação de Atletismo do Estado do Rio de Janeiro. Segundo o professor, “o objetivo é fazer com que a Volta da UFRJ esteja no patamar das outras corridas de rua do Brasil”.

As inscrições para a corrida se encerram dia 21 de maio. Para se inscrever é preciso imprimir a ficha de inscrição no site www.voltadaufrj.com.br. É cobrada uma pequena taxa de inscrição para ajudar a custear alguns gastos necessários à realização da corrida. “O mais caro é a aquisição do sinal do chip eletrônico usado para monitorar o desenvolvimento do atleta”, disse Armando. Apesar disso, vilas olímpicas e projetos sociais são isentos da taxa.

Também são planejados um simpósio do laboratório de fisiologia do exercício, nos dias 27 e 28 de maio, e um torneio de polo aquático, no dia 11 de junho, com a participação de várias universidades.