CEG debate proposta do MEC

As possíveis aplicações do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para o ingresso na UFRJ pautaram o debate, nesta quarta-feira (29/4), no Conselho de Ensino de Graduação (CEG) da UFRJ.

Veja aqui o vídeo dessa matéria

As possíveis aplicações do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para o ingresso na UFRJ pautaram o debate, na quarta-feira (29/4), no Conselho de Ensino de Graduação (CEG).  Pela proposta da Comissão de Acesso do colegiado, a primeira etapa do vestibular da universidade se utilizaria do Enem.  A nota das provas objetivas do Exame serviria para a convocação dos candidatos à segunda etapa, que manteria o atual modelo de provas discursivas da UFRJ. Entretanto, tal proposta está condicionada à análise do chamado “Novo Enem”, ainda em fase de elaboração pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A sinalização ao Ministério da Educação acerca da participação ou não da UFRJ poderá ser respondida na próxima sessão do CEG (6/5).

Para a relatora Ana Maria Ribeiro, representante dos técnico-administrativos no CEG, deve-se lutar para que o Enem seja uma avaliação serial e não pontual. Ela ainda destacou alguns dados do Censo da Educação Básica de 2007 que mostram que o número de alunos matriculados na 3ª série do Ensino Médio era de 2.211.998. “Neste mesmo ano, havia 2.823.942 vagas para o Ensino Superior e poderemos estar chegando a três milhões de vagas em 2009”, apontando seus temores sobre o novo processo. “A universidade não pode abrir mão de sua autonomia, mas não pode se eximir de tentar dar um passo em busca da universalização do acesso ao Ensino Superior."

O reitor Aloísio Teixeira também esteve no CEG e se confessou “fascinado” pelo atual momento. “A gente pode avançar rumo à democratização da universidade; acho inclusive que não deveríamos cobrar taxa de inscrição no próximo vestibular”, propôs o reitor, afirmando que a reivindicação pela expansão da educação pública deve seguir e se evitar a vinculação de recursos para a assistência estudantil à adesão ou não ao Enem.
Confira na íntegra a proposta da Comissão de Ensino do CEG clicando aqui.

Termo de referência
Segundo o “Termo de Referência do Novo Enem – Sistema de Seleção Unificada”,  proposto pelo Ministério da Educação, a opção pela utilização do novo Enem não implica abdicar de outros mecanismos de seleção.

Para ter acesso ao “Termo de Referência do Novo Enem" clique aqui.