">A coincidência não poderia ser melhor: ao festejar o seu Cinquentenário, a direção do Instituto de Química achou por bem iniciar na própria XVII Semana da Química a série de comemorações que se estenderão por todo este ano de 2009.

Instituto de Química comemora 50 anos

A coincidência não poderia ser melhor: ao festejar o seu Cinquentenário, a direção do Instituto de Química achou por bem iniciar na própria XVII Semana da Química a série de comemorações que se estenderão por todo este ano de 2009. Assim, nesta segunda, dia 30 de março, às 9h30m, no auditório Roxinho (CCMN), terão início não só os trabalhos da Semana – um tradicional encontro de alunos de Química de vários centros (além da UFRJ, participam também os da UFF, UFRRJ e outros) e que desta vez está registrando o número recorde de cerca de 650 inscritos – como também os festejos dos 50 anos do IQ. Para celebrá-los, haverá uma mesa de abertura com a  participação do Prof. Aloísio Teixeira, reitor da UFRJ; da Profa. Angela Rocha dos Santos, decana do CCMN; do Prof. Carlos Eduardo Bielschowsky, Secretário de Educação à Distância (MEC); do aluno Rene Pfeifer, presidente da Comissão Organizadora da Semana da Química (COSQ), e da diretora do IQ, Profa. Cássia Curan Turci, e do seu vice-diretor, Prof. Joab Trajano Silva. O tema tratado será “Instituto de Química, 50 anos”.

Neste dia, os festejos do Cinqüentenário serão finalizados às 11h30m com uma apresentação musical do Quarteto Alevare, executando músicas de Pixinguinha, Tom Jobim e Astor Piazolla, entre outros, havendo, em seguida, o lançamento do livro, “Instituto de Química – 50 anos”, do Prof. Júlio Carlos Afonso e da Dra. Nadja Paraense dos Santos, ambos do IQ.

Quanto à XVII Semana da Química propriamente dita – a programação completa dos seus 12 cursos e nove palestras encontra-se disponível em http://www.semanadaquimica.org – as atividades iniciadas pela manhã se estenderão até a próxima sexta, dia 3/4, distribuídas não apenas no auditório do IQ (sala 633), como no do bloco A do prédio do Centro de Tecnologia, e no Roxinho.

Para Rene Pfeifer, presidente da Comissão Organizadora da Semana da Química (COSQ) e aluno do 7º período do Instituto, os trabalhos estarão divididos pela manhã, tarde e noite (até 19 horas), de modo a atender um público variado. “Dessa vez, recebemos alunos do Instituto Militar de Engenharia, e esperamos um grande número de alunos das Escolas Técnicas. Para estes, adequamos cursos e palestras que poderão ser assistidas sem maiores dificuldades”. Outra novidade citada por Rene para a Semana são as visitas técnicas que, este ano, surgem em maior número. Foi programada uma ao Instituto de Energia Nuclear (100 inscritos), vinculada ao curso Produção de Radiofármacos, e outras três à indústria de bebidas da Ambev, no pólo de Jacarepaguá, e às fábricas da Coca-Cola e da Pakera (165 inscritos). Ele acredita que, assim, os alunos terão oportunidade de ver no próprio local as questões abordadas pelos cursos, facilitando o entendimento.

A Semana da Química será encerrada na sexta-feira, dia 3, com um show musical das 18 às 22 horas, e que terá a participação de vários alunos/instrumentistas.