Palestrante discute a questão da imagem no cinema

O Programa de Pós-Graduação da Escola de Comunicação da UFRJ ofereceu no último dia 25 a palestra “Imagem, Limiar e Redenção”. O convidado foi o professor César Guimarães, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O objetivo foi discutir as relações entre documentário e ficção, história e memória, tendo como base as formulações do teórico Walter Benjamin.

O palestrante fez observações acerca das obras do cineasta Godard e do escritor Huberman em seu livro L’image malgreé tout. Baseando-se em seminários e cursos realizados na UFMG e na UFRJ, ele procurou fazer uma análise da imagem para os alunos da pós-graduação.

Uma das principais dificuldades, segundo ele, consiste em como fazer com que o espectador conserve o que se passa em cada imagem. A grande questão, complementa César, é a singularidade do instantâneo, sacrificada pela efemeridade das imagens em movimento, sobretudo, no cinema.