40 anos de Biologia

Os 40 anos do Instituto de Biologia (IB) foram comemorados com auditório cheio e empolgado com a apresentação da Orquestra de Sopros da UFRJ, nesta segunda-feira (23/3). A cerimônia teve em sua mesa de abertura a participação da diretora do IB professora Maria Fernanda Santos Quintela da Costa Nunes; a pró-reitora de Graduação, professora Belkis Valdman, representando o reitor professor Aloisio Teixeira; além do decano do Centro de Ciências da Saúde (CCS), professor Almir Fraga Valladares; do decano do Centro de Tecnologia, Walter Issamu Suemitsu; e de representantes dos técnico-administrativos, alunos e ex-alunos.

A diretora do IB Maria Fernanda Quintela Nunes, abriu o evento fazendo uma retrospectiva da história da Instituição, dando destaque para a criação do curso noturno há 15 anos (sendo um dos únicos oferecidos pelo CCS), para o Núcleo de Pesquisas Ecológicas de Macaé, além da pós-graduação em Genética e Ecologia e as atividades de extensão como Projeto Fundão, Bio na Rua, Bio na Praia, Semana da Biologia, Bio na Praça, É a Vila, Capim Limão.

Outro ponto reverenciado pela diretora é a qualidade dos cursos do Instituto de Biologia, de acordo com ela o IB “vem desenvolvendo suas atividades de ensino, pesquisa e extensão, com qualidade, que se reflete na quantidade de projetos de pesquisa e extensão aprovados por agências fomentadoras e outras instituições públicas e privadas, nacionais e internacionais, e na qualidade de nossos alunos egressos, que ocupam lugares de destaque em concursos públicos, nos ministérios, nas universidades e nas seleções de mestrado e doutorado nas várias áreas da biologia”, acrescentou.

O Instituto de Biologia oferece atualmente, na área do curso integral, 120 vagas para Licenciatura e Bacharelado em Genética, Zoologia, Ecologia, Biologia Marinha e Biologia Vegetal. No curso noturno são 80 vagas para Licenciatura. No Curso de Interiorização, em Macaé, são 62 vagas de Licenciatura. O Curso de Ensino à Distância oferece 425 vagas para Licenciatura. Cerca de 990 alunos integram a graduação, no ensino à distância são 1.651; no Campus de Macaé, 200, com subtotal de 2.841 alunos. Em outras unidades da UFRJ 1.008 alunos, num total de 3.849 alunos. Na pós-graduação são 130 e, os alunos atendidos em outros programas de pós-graduações são 100. Além disso o corpo docente é constituído quase que plenamente de doutores.

Sobre os desafios do IB, Maria Fernanda avalia que estes são constantes, “os desafios nas áreas do ensino, pesquisa e extensão, na área da Biologia, são constantes, visto que a Biologia é uma das ciências mais importantes do século”. No entanto segundo a diretora para atender as demandas da sociedade e do desenvolvimento do conhecimento os maiores esforços estão nas mudanças estruturantes que necessitam ser implementada, a integração entre pesquisadores na formação de grupos interdisciplinares de pesquisa, a adequação e modernização da infra-estrutura física, a implementação da reforma curricular

Homenagem

Professores, alunos e ex-alunos foram homenageados, durante a cerimônia. Maria Fernanda afirmou que este evento simboliza uma forma de enfatizar a construção institucional coletiva e as realizações alcançadas ao longo dessa trajetória.

– Considero importante para a comunidade do IB, e também, para a UFRJ e a sociedade em geral. Assim é uma alegria que fazemos questão de dividir com todos. Para nós também é um momento de reflexão de forma a realizar um balanço geral, avaliando os erros e os êxitos, buscando projetar novas diretrizes para fortalecer as conquistas e alcançar novas vitórias -, disse a diretora.

Ao término da cerimônia houve uma apresentação de fotografias do Instituto e a festa, que aconteceu no auditório do Centro de Tecnologia, terminou com a apresentação da Orquestra de Sopro da UFRJ, sob a regência do maestro Marcelo Jardim, da Escola de Música.