Maria da Conceição Tavares, professora do Instituto de Economia (IE/UFRJ), conduz a Aula Magna da UFRJ no dia 19 deste mês dando boas vindas aos novos alunos.">Maria da Conceição Tavares, professora do Instituto de Economia (IE/UFRJ), conduz a Aula Magna da UFRJ no dia 19 deste mês dando boas vindas aos novos alunos.">

Maria da Conceição Tavares ministra Aula Magna

Veja aqui o vídeo dessa matéria

A economista Maria da Conceição Tavares, professora emérita do Instituto de Economia (IE/UFRJ), ministrará a Aula Magna que abre solenemente o ano letivo de 2009 na UFRJ. O evento ocorrerá no próximo dia 19 de março, quinta-feira, às 10h, no auditório Roxinho, do Centro Cultural Professor Horacio Macedo, no Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (CCMN).

Nascida em Anádia, Portugal, Maria da Conceição tomou a cidadania brasileira em 1957.  Conceição é matemática, economista, doutora e livre docente/UFRJ, professora titular da UNICAMP, professora emérita da UFRJ. Foi consultora Econômica de diversas instituições nacionais e internacionais, diretora do Instituto de Economia Indústrial (IEI/UFRJ), atual Instituto de Economia, deputada federal, presidente do Instituto dos Economistas do Rio de Janeiro (IERJ). Recebeu o Prêmio Visconde de Cairu/UFRJ e diversas comendas do Brasil e de Portugal.

A professora publicou diversos trabalhos de grande importância para o estudo da economia e para a crítica e aperfeiçoamento das políticas públicas no Brasil. Dentre eles figuram O grande salto para o caos; Acumulação de Capital e Industrialização no Brasil; A economia política da crise; Japão. Um caso exemplar de capitalismo organizado; Lições contemporâneas de uma economista popular; Celso Furtado e o Brasil.