As unidades acadêmicas da UFRJ iniciam na próxima semana os debates sobre as proposta apresentadas pelo Comitê Técnico do Plano Diretor (CTPD). Está marcada para o dia 4, uma apresentação do futuro centro de convergência do CCMN na sede da unidade. ">As unidades acadêmicas da UFRJ iniciam na próxima semana os debates sobre as proposta apresentadas pelo Comitê Técnico do Plano Diretor (CTPD). Está marcada para o dia 4, uma apresentação do futuro centro de convergência do CCMN na sede da unidade. ">

Debates começam na próxima semana

As unidades acadêmicas da UFRJ iniciam na próxima semana os debates sobre as proposta apresentadas pelo Comitê Técnico do Plano Diretor (CTPD). Está marcada para o dia 4, uma apresentação do futuro centro de convergência do CCMN na sede da unidade. O projeto preliminar prevê a construção de residências universitárias com 252 vagas (no caso da construção de prédios de seis pavimentos), para atender não apenas estudantes, como também técnico-administrativos e professores. A área contaria também com espaços de comércio e serviços.

O professor Pablo Benetti, presidente do CTPD, apresentou ainda a proposta para o centro de convergência da área de Humanidades, que atenderia as instalações do CFCH e do CLA. Além de outras 250 vagas nas residências universitárias, espaço para comércio, serviços e a ampliação do atendimento do restaurante já em funcionamento, a área contaria com um cine-teatro a céu aberto para a realização de eventos, shows e projeções de filmes, entre outros espetáculos. Foi apresentada ainda outra alternativa para atender a demanda da região, com a instalação de residências universitárias próximo ao prédio da FAU (atualmente ocupado também com a administração central), com 133 vagas.

A transferência para a Cidade Universitária será facultada a cada unidade acadêmica. "Vamos conversar com todas as unidades para saber quem tem interesse em vir e desfrutar de toda a estrutura que estamos propondo, com residências, restaurantes, comércio, área de esporte, lazer e cultura. Algumas já se manifestaram favoravelmente", acrescentou Carlos Vainer, integrante do Comitê.

Um novo documento incluindo mais propostas para o Plano Diretor UFRJ 2020 será apresentado pelo CTPD no dia 26 de março.

Debates
No próximo dia 2, será apresentada no Conselho de Centro do CCS a proposta de reestruturação da Ala Sul do Hospital Universitário. Serão debatidas idéias para a reconstrução de cerca de 10 mil metros quadrados após uma possível demolição da chamada "perna seca".

Já no dia 5 serão escolhidos os representantes do Conselho Participativo do Plano Diretor. Os mais de 30 integrantes representarão as unidades acadêmicas da UFRJ, além de entidades de classe, Governo Estadual, prefeituras das cidades do entorno e demais entidades da sociedade civil.

Finalmente no dia 6, na sala da Congregação da FAU, serão reunidos os representantes do grupo de trabalho que discutirá as propostas para os planos de ocupação e uso da Praia Vermelha e das chamadas Unidades Isoladas.

Calendário do CTPD
Dia 2 – Conselho de Centro CCS – Reestruração da Ala Sul do HU
Dia 4 – CCMN – Apresentação da proposta do centro de convergência do CCMN
Dia 5 – Conselho Participativo do Plano Diretor – Escolha dos integrantes