UFRJ recebe alunos americanos para desenvolver projeto social em Macaé

O Centro de Tecnologia da UFRJ recebeu alunos do Massachusetts Institute of Technology – MIT, na última quarta-feira (21/1), como forma de estreitar a parceria entre o Núcleo de Solidariedade Técnica SOLTEC/UFRJ e o D-Lab/MIT. Os dois grupos desenvolvem projetos de cunho social e mantêm contato desde 2007. Agora, eles vão desenvolver um trabalho no projeto Pesquisa-Ação na Cadeia Produtiva da Pesca (PAPESCA), em Macaé, no Norte Fluminense, que dá apoio técnico a uma cooperativa local de Beneficiamento Solidário do Pescado (Benesca).

Segundo o pesquisador do SOLTEC Vicente Nepomuceno, verificou-se através de estudos a necessidade de criar uma técnica mais eficaz para a produção de quibes e almôndegas de peixe, que atualmente são feitos manualmente pelas mulheres da Benesca. “É justamente nesta tarefa que os alunos do MIT irão ajudar”, diz. Outro desafio será desenvolver um planejamento estratégico de mercado para a venda dos produtos de pescado.

O aluno de engenharia do MIT Coco Agbeyibor espera que os estudantes americanos consigam desenvolver soluções para a cooperativa Benesca. “Estamos aqui para praticar o que aprendemos em nossa aula de desenvolvimento de comunidades. Então, vamos analisar as necessidades e aplicar nossa habilidade e para melhorar a situação. Esperamos ajudar os pescadores de Macaé com seu negócio”, disse o jovem.

Tanto os estudantes da universidade americana como os pesquisadores da UFRJ devem permanecer em Macaé por sete dias. Lá, irão acompanhar todo o processo de produção de beneficiamento do pescado, desde a compra dos peixes até a etapa de venda dos produtos produzidos pela Benesca, realizando uma pesquisa de mercado para atrair futuros compradores dos alimentos.