Cerimônia entrega título de professores eméritos

Durante a sessão solene do Conselho Universitário realizada no auditório do Centro de Tecnologia na última quarta-feira (17/12), Amaranto Lopes Pereira (Programa de Engenharia de Transportes – PET), Martin Schmal (Programa de Engenharia Química – PEQ), Luiz Bevilacqua e Jacques de Medina (Programa de Engenharia Civil – PEC) receberam os títulos de professores eméritos da UFRJ, concedidos aos docentes titulares que contribuíram para o desenvolvimento da Universidade com destaque.

A cerimônia foi presidida pelo reitor Aloisio Teixeira que valorizou a importância do evento: “Essa é a cerimônia mais importante e mais simbólica de todas as que compõem a Universidade. Ela representa uma renovação do compromisso desses professores com a UFRJ”, declarou.

Familiares e amigos estiveram presentes para prestigiar os homenageados, com destaque para Alberto Luiz Galvão Coimbra, fundador do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (COPPE/UFRJ).

Durante o evento, os padrinhos escolhidos para as homenagens individuais discursaram sobre a trajetória profissional dos professores, destacando a importância deles para a Universidade e vida pessoal de muitos deles.

Segundo informou o professor Luiz Pinguelli Rosa, diretor da Coppe, esta foi a primeira vez que o Instituto participou desse tipo de solenidade. “Nós todos estamos homenageados. O professor Amaranto é a figura institucional por excelência, alguém que se identifica com a COPPE; Bevilacqua é um engenheiro matemático e sempre se dedicou a questões essenciais para o país; Medina é engenheiro que se dedica a resolver problemas que têm um efeito direto no mundo, referência nacional na área de pavimentação, tendo sempre a visão de uma engenharia que serve ao país e Schimal é o cientista que realizou na engenharia diversas obras de repercussão internacional. Seus diferentes perfis somam-se para representar o que é a COPPE”, declarou.

Walter Suemitsu, decano do Centro de Tecnologia, que também esteve presente, falou sobre a influência dos professores naqueles que estão começando: “Essa cerimônia não é só para homenagear, mas uma forma de motivar os jovens. Esses professores são exemplos de dedicação em uma época em que vemos nos jornais tantos maus exemplos. São eles que fazem da UFRJ um modelo de cidadania, inclusão social, dignidade e ética. É disso que o Brasil precisa”, informou.

Ao final do evento, o reitor Aloisio Teixeira dedicou suas palavras às crianças presentes, em tom de otimismo: “Hoje eles estão como visitantes, amanhã como estudantes e um dia poderão estar recebendo e prestando homenagens. Eles encontrarão uma universidade mais integrada, mais capaz de proporcionar uma formação crítica e, de receber mais jovens, com pretensão de se universalizar. Conviverão com a mesma e com outra UFRJ e para esse desafio, precisamos de vocês, professores eméritos”.

Trajetória de sucesso

Doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade de Toulouse em 1959, na França, Amaranto Lopes Pereira atua desde 1980 no Programa de Engenharia de Transportes (PET), do qual participou da fundação. Sua tese de doutorado contribuiu para o desenvolvimento de um equipamento para análise de rede elétrica, implantado na França. O Professor foi membro do Conselho Universitário por oito anos, diretor da Escola de Engenharia, entre 1978 e 1982, decano do Centro de Tecnologia (CT/UFRJ), no período de 1982 a 1986, entre outros cargos ocupados.

Luiz Bevilacqua ingressou na UFRJ em 1967 e foi Fundador dos programas de Engenharia Civil e Engenharia Mecânica da COPPE. Doutor em Mecânica Teórica e Aplicada pela Universidade de Stanford, em 1971, o professor é membro da Academia Brasileira de Ciências, da Academia Européia de Ciências e da Academia Internacional de Astronáutica.

Em 1992, 1994 e 1995 foi, respectivamente, secretário-geral do Ministério de Ciência e Tecnologia, diretor das unidades de pesquisa do Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq) e diretor científico da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ).  Atualmente está no Núcleo de Transferência de Tecnologia (NTT) da Coppe.

Jacques de Medina se tornou Mestre pela Universidade de Purdue, nos EUA, em 1951, tendo ingressado na COPPE em 1967. Responsável pela introdução da disciplina de Mecânica dos Solos com ênfase em propriedades físico-químicas dos solos, no curso de Engenharia Civil da COPPE, o professor é autor do livro “Mecânica dos Pavimentos”, tido como referência na área e recebeu prêmios tais como Terzaghi, da Associação Brasileira de Mecânica dos Solos, Honra ao Mérito e Homenagem Especial da Associação Brasileira de Pavimentação.

Martin Schmal se tornou Doutor pela Universidade Técnica de Berlim em 1970 e se destacou na área de Catálise, implantando na COPPE o Núcleo de Catálise do Programa de Engenharia Química da COPPE (Nucat), em 1991, um dos principais do mundo. Atualmente é o coordenador do grupo de Célula a Combustível – geração de hidrogênio do Ministério da Ciência e Tecnologia, além de ter sido o primeiro brasileiro a receber, em 2002, o prêmio Humboldt Research Award dado pela Fundação Alexander von Humboldt, Alemanha.