Produção audiovisual de direitos humanos em exibição na UFRJ

Exibição de vídeos, debates e uma apresentação musical fazem parte da programação do evento “Panorama Audiovisual de Direitos Humanos – A humanidade como um direito: 60 anos da Declaração Universal”, que está acontecendo nesta quarta, dia 10, no auditório da Central de Produção Multimídia (CPM) no campus da Praia Vermelha. O encontro é resultado da parceria entre o Comitê para Democratização da Informática (CDI-RJ), a Escola de Comunicação (ECO/ UFRJ) e o Programa de Reflexões e Debates para Consciência Negra.

A abertura ocorreu nesta manhã com a presença de Evandro Ouriques, professor do curso de Jornalismo e Políticas Públicas Sociais do Núcleo de Estudos Transdisciplinares de Comunicação e Consciência (Netccon/ECO), Rodrigo Baggio, diretor executivo do CDI, e Carla Lopes, coordenadora do Programa de Reflexões e Debates para Consciência Negra. Ao longo do evento, oito filmes produzidos pelas Escolas de Informática e Cidadania do CDI serão exibidos ao público, além de uma produção do Canal Futura. Às 17h, está programa uma apresentação musical da ONG Pensando Junto.

Evandro Ouriques defendeu na abertura a reflexão em torno da noção de igualdade respeitando as diferenças. Segundo o professor do Netccon, essa idéia permeia o curso de extensão Jornalismo e Políticas Públicas Sociais, que tem como objetivo discutir a responsabilidade social do comunicador.

Rodrigo Baggio exaltou a iniciativa integrando comunicação, direitos humanos e inclusão digital. O fundador do CDI lembrou também a importância da celebração dos 60 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos. De acordo com ele, o documento inspirou constituições, tratados de paz e movimentos da sociedade civil em vários países. No Brasil, o grande desafio, segundo Baggio, permanece sendo a impunidade. Ele também abordou o trabalho do CDI ao longo dos 13 anos de atividade, que busca usar as tecnologias de informação e comunicação como ferramenta cidadã.

Carla Lopes, que desenvolve com uma equipe de educadores um projeto de resgate da memória das velhas guardas das escolas de samba, afirmou que o debate em torno dos direitos humanos deve ser permanente, não se restringindo às comemorações dos 60 anos da declaração universal. Segundo ela, os direitos sociais não acompanharam os avanços e conquistas na área dos direitos políticos e civis. No entanto, algumas iniciativas, como a produção audiovisual nas comunidades, mostram que a mobilização dos agentes sociais pode fazer a diferença.

Confira a programação da tarde:

14h – Exibição de vídeos
Direitos Humanos na Cidade de Deus
Todo ser humano tem direito a uma moradia digna
Exploração sexual infantil
Onde você mora?
Dignitá
Memória da Maré

15h30 – Bate papo com os produtores

16h – Debate “O audiovisual e reflexões sobre os direitos humanos”

Convidados: Cavi Borges (Cavideo), George Araújo (PRDCN) e Dudu Azevedo (JPL Comunicação)

17h – Apresentação musical