UFRJ participa do Encontro da EUBRANEX

Começou, na tarde de ontem (4/12), o Encontro da EUBRANEX de 2008. A abertura do evento, que aconteceu no Salão Nobre da Reitoria, reuniu representantes de renomadas instituições de ensino superior do Brasil e da Europa, entre elas, a UFRJ.

A EUBRANEX (European-Brazilian Network for Academic Exchange) é um consórcio criado com o objetivo de implementar a mobilidade acadêmica através da concessão de bolsas de estudo e pesquisa para graduação, doutorado, pós-doutorado e pessoal docente. Nove universidades européias e onze brasileiras fazem parte da rede, coordenada pela Universidade Técnica de Munique (TUM).

O convênio prevê a distribuição de 45 bolsas com duração de seis meses e 15 bolsas com duração de onze meses para graduação, 18 bolsas com duração de seis meses e 27 bolsas com duração de doze meses para doutorado sanduíche, quatro bolsas com duração de 36 meses para doutorado integral, três bolsas com duração de doze meses para pós-doutorado e oito bolsas com duração de quatro meses para professores.

Por enquanto, as mobilidades ocorrerão apenas do Brasil à Europa. A EUBRANEX abrange as áreas de Educação, Engenharia, Ciências Naturais, Matemática, Informática, Ciência da Computação, Medicina, Ciências Sociais, Economia e Relações Internacionais, entre outras.

O programa de intercâmbio recebeu inscrições de 12 a 30 de novembro. Nesta semana, os representantes das universidades participantes discutirão os pontos positivos e negativos do projeto e farão a seleção dos candidatos. O encontro continua hoje e amanhã, no Leme Othon Palace Hotel.