Plano Diretor, vagas docentes e hospitais

O Conselho Universitário (Consuni) do último dia 4 debateu a constituição do Conselho Participativo do Plano Diretor UFRJ 2020 e dos grupos de trabalho para a elaboração do Plano de Ocupação e Uso da Praia Vermelha e Unidades Isoladas. As discussões giraram em torno do número de representantes que cada unidade e entidade enviará ao referido conselho.

"A amplitude se baseia no fato de que concebemos o Plano Diretor numa ótica de relação da UFRJ com a cidade e nós desejamos que isto se reflita na composição deste conselho. É importante que a Prefeitura e o Governo do Estado estejam presentes para que possamos atrair investimentos. Da mesma forma, precisamos de representantes de entidades ligadas aos arquitetos e engenheiros para validar as propostas aqui discutidas", disse o reitor Aloisio Teixeira em resposta aos receios de que o Conselho Participativo seja constituído por um número excessivo de membros. As propostas e emendas foram encaminhadas para a Comissão de Desenvolvimento do Consuni para deliberação posterior.

Vagas docentes e HUCFF

Outra discussão tratou dos recursos impetrados pelas unidades contra o relatório da COTAV (Comissão Temporária de Alocação de Vagas) para a distribuição 196 vagas de professores-equivalentes, oriundos de contratos de professores substitutos não renováveis ao fim deste ano. Após as intervenções dos representantes dos centros, Sintufrj e DCE, o relatório foi aprovado com emendas que determinam: para a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo 2 professores em regime de dedicação exclusiva e 5 de 40 horas; para a Faculdade de Direito, 5 professores em dedicação exclusiva, 8 em 40 horas e 8 em 20 horas; e a opção para as unidades que tenham professores substitutos com contratos renováveis, que não desejem renová-los, mas sim, trocá-los por professores efetivos, a apreciação conjunta ao CEG e CEPG, para posterior encaminhamento ao Consuni.

O reitor Aloisio Teixeira comunicou ainda, a pedido do Ministério da Educação, a solicitação da criação de um complexo-médico hospitalar que abarque as unidades hospitalares da UFRJ. A medida visa atender a determinação do Ministério para que os centros de custo dos hospitais das universidades federais sejam segregados das suas respectivas instituições de ensino. "Isto não quer dizer que os funcionários dos respectivos hospitais deixem de ser servidores da UFRJ", tranqüilizou o reitor.

Aloisio Teixeira também narrou o recente encontro com o ministro da Educação, Fernando Haddad, em que foi comunicada a necessidade de demolição da chamada "perna seca" do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF), solicitando recursos para tal ação, além da recuperação de parte da área.