JIC premia seus vencedores

A cerimônia de premiação e de menção honrosa aos trabalhos vencedores da XXX Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural (JIC) e do 5º Congresso de Extensão Universitária ocorreu na tarde de ontem, dia (26/11), no auditório do Centro Cultural Professor Horácio Macedo (CCHM).

Cada centro universitário selecionou um trabalho para ser premiado e até dez outros para receberem menção honrosa. De acordo com a coordenadora geral da JIC, Sandra Azevedo, “a universidade tem de se orgulhar por já ter realizado 30 vezes uma Jornada de Iniciação Científica”.

Segundo ela, o sucesso do evento está associado à participação e ao comprometimento de profissionais de diversos setores, entre eles: os avaliadores do Comitê Externo do PBIC (Programa de Bolsa de Iniciação Científica), os coordenadores da jornada de cada um dos centros acadêmicos, os representantes do Conselho de Ensino para Graduação (Cepg) e do Conselho de Ensino de Graduação (Ceg). Além do apoio prestado pelo Scire/Coppe, na área de informática.

A JIC visa a assegurar espaço para a exposição e a discussão dos trabalhos de iniciação científica, artística e cultural desenvolvidos na UFRJ.  A troca de experiências entre os alunos de graduação envolvidos em atividades de pesquisa, os alunos de pós-graduação, os professores e pesquisadores é um dos principais benefícios do evento.

Os trabalhos destaque foram: Precessão de órbitas no Problema de Kepler Pertubado, por Wilton Junior de Melo Kort Kamp (Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza – CCMN); Análise Estrutural de Tubos Expansíveis para Poços de Petróleo, por Ana Carolina Caldas Aguiar (Centro de Tecnologia – CT); Análise de Polimorfismos Protéicos entre o Vírus Cantagalo e Coccina Cepo Ioc, por Priscila Pinto Afonso (Centro de Ciências da Saúde – CCS); Batalha por Talentos: a Responsabilidade Social das Empresas é um Fator Importante?, por Marina Dias de Faria (Centro de Ciências Jurídicas e da Saúde – CCJE); Juventude Institucionalizada e Violência do Abandono, por Camila da Rocha Fineto (Centro de Filosofia e Ciências Humanas – CFCH); Conhecimento Lingüístico de Tempo e Aspecto em Indivíduos Afásicos de Broca, por Michele Calil dos Santos (Centro de Letras e Artes – CLA); Alípio da Miranda Ribeiro e Marechal Rondon: uma Relação entre o Cientifismo e o Positivismo no Brasil, por Mariah dos Santos Martins (Fórum de Ciência e Cultura – FCC).