Categorias
Memória

Emoção marca entrega do título de professor emérito

Como parte das comemorações pelos 75 anos da Faculdade de Odontologia, o professor Ítalo Honorato Alfredo Gandelmann recebeu nesta terça, dia 25, em sessão solene do Conselho Universitário, o título de professor emérito da UFRJ. A cerimônia lotou o salão Pedro Calmon, no campus da Praia Vermelha.

A vice-reitora Sylvia Vargas presidiu a cerimônia, que contou com as presenças na mesa do decano do Centro de Ciências da Saúde (CCS), Almir Fraga Valladares, do diretor e vice-diretor da Faculdade de Odontologia, Ednilson Porangaba Costa e Marcio Sayão de Miranda, respectivamente, e do prefeito da Cidade Universitária, Helio de Mattos Alves. Representantes da Congregação da Faculdade de Odontologia também participaram da homenagem.

Após a abertura da cerimônia de outorga do título de professor emérito, feita por Sylvia Vargas, o diretor Ednilson Porangaba fez o discurso de saudação a Ítalo Honorato. Relembrou as contribuições científicas e pedagógicas do homenageado, um dos principais especialistas no país em Cirurgia Buco Maxilo Facial. O diretor da Faculdade de Odontologia destacou ainda sua atuação no Hospital Souza Aguiar e afirmou que o título de professor emérito mostra que Ítalo Honorato “tem ainda muito a contribuir em nossa especialidade”.

Em seguida, o decano do CCS Almir Fraga Valladares lembrou que alguns momentos de emoção pautam a rotina universitária, como a recepção aos novos alunos, as formaturas e as posses de professores titulares. Mas, segundo ele, nenhum é mais representativo para mostrar a qualidade do ensino de uma instituição do que a entrega do título de professor emérito. “O professor Ítalo é um dos exemplos de construtores da Faculdade de Odontologia”, afirmou Valladares.

O professor Italo Honorato Gandelmann formou-se pela UFRJ em 1956 e, desde então, passou a prestar relevantes serviços à Universidade, como professor e pesquisador. Em toda a sua trajetória, apresentou mais de 170 artigos científicos e teve mais de 380 participações em congressos, seminários e conferências em sua área de atuação. Em seu breve discurso, afirmou sentir-se “honrado” com o reconhecimento. Aproveitou também a ocasião para agradecer os professores que contribuíram para sua formação.

A vice-reitora da UFRJ Sylvia Vargas encerrou a cerimônia afirmando que a comunidade acadêmica está convicta de que não pode prescindir da presença do professor Ítalo Honorato.