Filmes russos são exibidos no Fórum de Ciência e Cultura

O projeto cultural Fórum na Tela, em parceria com o Cineclube da Praia Vermelha, realiza durante essa semana, no salão Moniz de Aragão, a “Mostra Aleksandr Sokurov”. Nas noites de terça, quarta e quinta-feira, serão exibidas, sempre às 19h, algumas obras do cineasta russo.

Aleksandr Sokurov nasceu em Irkutsk, na Rússia, em 1951. Estudou História na Universidade de Gorki, onde começou a trabalhar como assistente de diretor para TV local. Também passou pela Moskow Filmschool VGIK, no Departamento de Ciências Populares. Sua obra reúne cerca de 30 filmes, como “Dni Zatmeniya” (Dias de Eclipse), “Spaci I Sochrani” (Salve e Proteja) e “Krug Vtoroj” (O Segundo Círculo). Sokurov é considerado um dos mais importantes cineastas russos contemporâneos, tendo recebido vários prêmios por seu trabalho.

Amanhã, dia 25, o Fórum de Ciência e Cultura apresenta “Elegia de Moscou” (1987, 88 min), com legendas em espanhol. Trata-se do terceiro documentário da série Elegias, centrado na figura de Andrei Tarkovski (1932-1986), um dos mais importantes criadores da história do cinema, e diretor de clássicos como “Solaris” (1972) e “O Espelho” (1974).

Já na quarta, dia 26, será exibido o longa “Mãe e Filho” (1997, 73 min), legendado em português. O filme aborda os profundos sentimentos existentes na relação mãe e filho.

Encerrando a mostra, o Fórum na Tela apresenta na quinta, dia 27, “Russian Ark” (2002, 96 min), com legendas em inglês. A narrativa gira em torno de um cineasta dos dias atuais, que é misteriosamente enviado ao museu Hermitage, em São Petersburgo, no ano de 1700. Lá, ele encontra um diplomata francês do século XIX, com quem inicia uma jornada pela história da Rússia entre os séculos XVIII e XXI.

Desde 2003, o Fórum na Tela exibe filmes que apresentam grande relevância para a formação de universitários, estudantes de cinema, professores e interessados no assunto em geral. A entrada é franca. O Salão Moniz de Aragão fica no campus da Praia Vermelha, na avenida Pasteur, 250, Urca.