">Foi realizada, neste domingo, 23 de novembro, a segunda fase do Vestibular 2009 da UFRJ. Nesta etapa, os candidatos realizam as provas específicas das carreiras escolhidas. O exame começou às 9h e teve duração de cinco horas.

UFRJ realiza segundo dia de provas do Vestibular

Aconteceu, no último domingo, 23 de novembro, o segundo dia de provas do Vestibular 2009 da UFRJ. Os candidatos realizaram as provas específicas das carreiras escolhidas. O exame começou às 9h e teve duração de cinco horas. (Confira aqui o gabarito)

Nesta etapa, 7.799 estudantes não compareceram aos locais de prova, totalizando um índice de 15,13% de faltosos.

A UFRJ disponibilizou ônibus gratuitos para o transporte de estudantes que realizam o exame na Cidade Universitária, com pontos de parada em Bonsucesso e na passarela da Linha Vermelha, em frente ao Hospital Clementino Fraga Filho. Das 6h às 9h, os coletivos circularam com intervalos de 15 minutos. Das 11h30 até às 16h, os intervalos foram de uma hora.

Detectores de metais, que visam à coibição do uso de aparelhos eletrônicos, como celulares, MP3 players e relógios com mostradores digitais, foram instalados nos banheiros dos locais de prova.

Neste ano, a UFRJ está oferecendo 7.682 vagas, 857 a mais do que em 2007. Foram implementados sete novos cursos (Terapia Ocupacional, Saúde Coletiva, Bacharelado em Ciências da Matemática e da Terra, Comunicação Visual Design, História da Arte, Licenciatura em Ciências Sociais e Relações Internacionais) e criadas 4 novas turmas, 3 delas (Enfermagem, Medicina e Nutrição) em Macaé e 1 (Biofísica) em Xerém. Há também 100 novas vagas para o curso de Engenharia que poderão ser disputadas através da sub-opção Básico em Engenharia.