Categorias
Memória

Museu Nacional inaugura exposição sobre indígenas brasileiros

No dia 24 de novembro, o Museu Nacional da UFRJ promoverá o seminário “Os indígenas, em olhares de alguns museus. Estudos e perspectivas”. O encontro — que debaterá diferentes olhares e narrativas elaboradas pelos museus etnográficos acerca dos povos e da cultura indígenas — marcará a reabertura da Sala de Etnologia Indígena no circuito de exposições permanentes da instituição.

Na ocasião, será inaugurada a mostra “Etnologia Indígena Brasileira”, composta por mais de 30 mil peças originárias do século XX, que  revelará como vivem hoje os descendentes dos primeiros habitantes do Brasil. Entre os objetos expostos, estarão armas, objetos de cerâmica, cestarias e instrumentos musicais pertencentes a índios de diversas etnias.

A exposição será aberta ao público a partir do dia 25 de novembro e poderá ser visitada de terça a domingo, das 10 às 16h. O ingresso custa R$ 3,00, mas crianças até cinco anos e pessoas acima de 60 têm entrada gratuita. Crianças entre seis e dez anos pagam apenas R$ 1,00.

O Museu Nacional fica na Quinta da Boa Vista, s/n, São Cristóvão. Mais informações pelo telefone 2562-6042.