">Aumentando a capacidade de produção artística da UFRJ, o Ateliê Portinari foi inaugurado pela Escola de Belas Artes (EBA) no dia 18 de novembro, no térreo do prédio da Reitoria.

EBA inaugura Ateliê Portinari

A solenidade reuniu, além de alunos e professores, o reitor, Aloisio Teixeira, a diretora da EBA, Ângela  Âncora, o decano do CLA, Léo Soares, e o filho do artista Portinari, João Cândido, que  presenteou o ateliê, com um pincel que pertenceu a seu pai.

Houve também a inauguração da Galeria Macunaíma, com trabalhos expostos de alunos e professores da Escola.

Uma das peculiaridades do ateliê é a iluminação à luz natural, imprescindível as práticas como escultura e pintura. Além de ser um espaço em condições adequadas à produção artística, o Ateliê funciona como um pólo de integração entre os alunos de diversas áreas da EBA. “Aqui agente poderá, não apenas ver os trabalhos de outros colegas, mas também participar da produção deles, gerando uma interação que antes não existia”, vibrou o aluno do 4º período de Pintura, Marcelo Magon.

Veja aqui o vídeo sobre o ateliê.