Núcleo de Pesquisa de Produtos Naturais faz 45 anos

O Núcleo de Pesquisa de Produtos Naturais (NPPN) completa 45 anos e para festejar realiza uma solenidade no dia 26 de novembro. O NPPN teve origem em um grupo de pesquisadores do Instituto de Química Agrícola (IQA), coordenado pelo Dr. Walter Mors, que buscava um aperfeiçoamento nas técnicas analíticas e de isolamento e purificação de produtos naturais. Este grupo cresceu e se transformou inicialmente no Centro de Pesquisas de Produtos Naturais (CPPN).

No primeiro período de sua existência, de 1963 a 1972, o centro ocupou parte das dependências da Faculdade de Farmácia, no campus da Praia Vermelha. Em 1969 o CPPN foi credenciado pelo CNPQ como Centro de Excelência. No período seguinte, de 1972 a 1993, o CPPN mudou-se para a Cidade Universitária, expandindo seu espaço físico e acentuando a multidisciplinaridade das linhas de pesquisa. Em 1976, atingiu o status de Órgão Suplementar do Centro de Ciências da Saúde da UFRJ ao se transformar no Núcleo de Pesquisas de Produtos Naturais (NPPN).

A cerimônia de comemoração acontecerá às 9h, no auditório Rodolpho Paulo Rocco, localizado no bloco K do Centro de Ciências da Saúde, na Cidade Universitária.