O jeito carioca de ser do século XIX

Os alunos do Instituto de Psicologia da UFRJ André Zanatta Braga e Viviane Lee Menna apresentaram nesta sexta, dia 07, na JIC 2008, o trabalho A cidade do Rio de Janeiro e seus habitantes do século XIX: o jeito carioca de ser a partir das crônicas de Machado de Assis. O estudo foi desenvolvido junto à Divisão de Psicologia Aplicada (DPA), sob a orientação da professora Phrygia Arruda.

Com o objetivo de traçar o perfil do homem carioca do século XIX, os alunos iniciaram uma ampla pesquisa bibliográfica das crônicas escritas por Machado de Assis, a partir de 1875, no jornal Gazeta de Notícias. Sob o título “A Semana”, as crônicas, publicadas no período posterior à Proclamação da República, realçam por meio de ironia diversas características da cidade do Rio de Janeiro e a atitude do carioca em sua vida pública.

Os alunos encontraram, nesses escritos do cotidiano, críticas relacionadas às reformas urbanas, ao crescimento populacional e à modernização da imprensa. Segundo eles, as crônicas veiculadas na Gazeta de Notícias eram importantes articuladores políticos do período, e um dos aspectos bastante ressaltado por Machado de Assis era a falta de interesse pela política dos cidadãos que não reconheciam o valor do voto.

A pesquisa ainda está em desenvolvimento, mas os estudantes já conseguiram tirar algumas conclusões: “Ao realizar a pesquisa a partir de Machado de Assis, achamos muito mais que o retrato do Rio. Achamos o jeito de ser carioca, que deve ser salvaguardado como bem do patrimônio cultural”, disse André.

Leia aqui outras matérias sobre a JIC 2008