Participação popular em Volta Redonda

A estudante Márcia Regina Castro, do curso de Ciências Sociais, apresentou na manhã desta quinta, dia 6, o trabalho sobre a história de Volta Redonda. A pesquisa com materiais de áudio, imagens e jornais, dentre outros documentos, buscou resgatar a memória da Cidade do Aço. Marcada pela intensa mobilização dos moradores, Volta Redonda foi a primeira cidade a ser construída em torno de uma estatal: a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN). Implantada no governo de Getúlio Vargas, a empresa foi símbolo do progresso, envolvendo toda a cidade direta ou indiretamente.

Segundo Márcia, já nos anos 80, no contexto da transição democrática, houve perceptível ascensão das classes trabalhadoras, momento também conhecido como “época de ouro” dos movimentos sociais. Em 1988, operários da CSN realizaram uma greve, reivindicando melhores condições de trabalho. Como relata a estudante, foram 17 dias de paralisação, que contou com envolvimento da comunidade. A população se uniu aos operários para fazer um abraço simbólico em torno da usina. Neste episódio, a aluna lembrou a morte de três operários. Um monumento chegou a ser construído em homenagem às vítimas, destruído posteriormente por uma bomba.

O trabalho “Mobilizações em Volta Redonda: Memórias e Imagens da Greve na CSN – 1988” foi desenvolvido no Núcleo de Estudos do Trabalho e Sociedade do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da UFRJ, sob orientação de Marco Aurélio Santana.

Leia aqui outras matérias sobre a JIC 2008