O velho e o novo discurso religioso na mídia

O estudante Douglas Roberto Knupp Sangue apresentou nesta quarta-feira (05/11), durante a XXX Jornada de iniciação Científica, Artística e Cultural, o projeto intitulado “A Construção de Significados Cristalizadores e Inovadores sobre Sexualidade em Práticas do Discurso Religioso”. Orientado pelo professor Luiz Paulo da Moita Lopes, o aluno abordou em seu trabalho diferentes discursos veiculados pela mídia acerca do ideário defendido pela Igreja Católica.

Além dos textos teóricos que embasaram sua pesquisa, Douglas utilizou os artigos “Ainda o casamento homossexual”, escrito pelo Arcebispo Dom Eugenio Sales e publicado no jornal O Globo, e “Novos ventos”, de autoria do padre jesuíta Luís Corrêa Lima e publicado na Folha de São Paulo. Após a análise do posicionamento dos religiosos, estudante constatou que, enquanto o primeiro repudia totalmente o homoerotismo, o segundo adota uma postura menos radical. “Este estudo nos mostra como a mídia adquiriu poder de significação na sociedade contemporânea, refletindo no discurso midiático as práticas religiosas, além de salientar a fragmentação existente no próprio discurso católico”, concluiu o estudante.

Leia aqui outras matérias da JIC 2008