Mapeamento de Conflitos Regionais

Para construir uma matriz capaz de representar a origem e efeitos de conflitos que envolvem a questão ambiental, a aluna da graduação de Geografia Suzana dos Santos Barbosa vem desenvolvendo um projeto de pesquisa intitulado "Representação Cartográfica de Conflitos Regionais", sob a orientação das professoras Carla Bernadete Madureira e Gisela Aquino Pires do Rio.

Ao analisar a Área de Proteção Ambiental (APA) da Bacia do Rio São João/mico-leão-dourado, a estudante tenta fazer um paralelo entre projetos sociais de apropriação do espaço e seus recursos. Ela quer identificar as especificidades territoriais da APA, tendo como base os seguintes fatores: conflito; atores (públicos e privados); abrangência, temporalidade; sazonalidade; intensidade e tipo.

Segundo Suzana, os resultados evidenciam que os principais conflitos ambientais na região ocorrem por causa da exploração de areia nos rios São João, Bacaxá e Bananeiras, a partir de 2002. Para a estudante, o próximo passo é usar os dados e definir as legendas para representação dos conflitos em mapas que, segundo ela, devem ser "claras e objetivas, sem que haja uma poluição visual no mapa visto a quantidade de informações. Assim permitirá observar a evolução das questões ambientais em determinada área".

Leia aqui outras matérias sobre a JIC 2008