A imagem do menor infrator no documentário “Juízo”

Orientada pelo docente Luiz Paulo da Moita Lopes, a estudante Natália de Andrade Raymundo apresentou o trabalho “A construção discursiva do menor infrator no filme ‘Juízo’”, nesta quarta-feira (05/11), durante a XXX Jornada de Iniciação Científica, Artística e Cultural. A partir da análise do documentário “Juízo”, dirigido por Maria Augusta Ramos, Natália buscou identificar como os jovens infratores eram reconstruídos no longa-metragem.

A estudante destacou que, pelo fato do filme mesclar cenas reais e ficcionais, é possível perceber como todos os discursos presentes na narrativa corroboram para a construção de sentido. Como objeto de estudo, Natália elegeu algumas cenas que demonstravam a forma como as autoridades caracterizavam pejorativamente os menores. “O discurso está sempre situado social, cultural e historicamente. No filme, o discurso jurídico-carcerário, se utilizando de determinismo e ironia, tenta veicular a idéia de que os adolescentes em julgamento são culpados”, concluiu.

Leia aqui outras matérias sobre a JIC 2008