Jogos cooperativos: uma alternativa para Educação Física

Maria Fernanda Valadão e Renata de Sousa Lima, estudantes de Licenciatura em Educação Física, apresentaram hoje (4/11), seu trabalho “Jogos Cooperativos: uma alternativa para Educação Física Escolar”, na Jornada de Iniciação Científica, orientadas pela professora Angela Brêtas. “O objetivo de nosso trabalho é demonstrar a importância da utilização dos jogos cooperativos na escola e na sociedade. Fizemos uma revisão bibliográfica a respeito do assunto. Nossa motivação foi acreditarmos que são um excelente instrumento de inserção social. Trata-se de uma alternativa para se levar aos colégios, não se aplicando apenas os jogos competitivos”, relata Maria Fernanda. “Estudamos o tema pela vertente da educação”, acrescenta Renata.

As alunas ressaltaram a importância da utilização de jogos cooperativos numa sociedade que vive uma competição acirrada e injusta. “Estão sempre atrelados à vitória de um e derrota de outro. Justificam isto dizendo que a competição é natural. Acredito que pode ocorrer o contrário, muitas sociedades sobreviviam devido ao alto grau de cooperação que existia entre seus membros”, argumenta Maria Fernanda. Elas ainda consideram estes jogos relevantes no ensino de Educação Física, pois proporcionam uma atividade acessível a todos, não apenas os mais hábeis.

De acordo com as estudantes, a principal característica dos jogos cooperativos é a inclusão, pois todos participam igualmente e possuem a mesma importância. “Como a vitória não é o foco da atividade, todos se sentem motivados a jogar e participar por não serem pressionados a vencerem. O sabor da vitória é compartilhado por todos, que buscaram um objetivo comum”, observa Renata. Ela explicou que existem diferentes formas de cooperação, não apenas através de jogos, mas também por atividades propostas e desafios lançados, por exemplo. As regras são flexíveis, então é possível adequá-las de acordo com o grupo.

– A criança não sente vergonha de possíveis faltas de habilidade ao jogar. Acreditamos que através destas atividades são transmitidos valores como respeito e solidariedade. Consideramos isto essencial no Ensino Fundamental, que é a base da educação. Queremos uma Educação Física para todos, não só para os mais hábeis a determinados esportes. Concluímos que os jogos cooperativos são um bom instrumento didático, e que trazem melhorias à formação do indivíduo enquanto cidadão- finaliza Renata.

Leia aqui outras matérias sobre a JIC 2008