Categorias
Memória

Identificação de plântulas germinadas no interior de Bromélias

 A pesquisa “Identificação de Plântulas Germinadas no interior de Bromélias Neoregelia cruenta na restinga de Maricá-RJ” desenvolvida por Vanessa Sodré Pereira (CNPq/PIBIC) e Caroline Coelho Carvalho registrou a importância da Bromélia Neoregelia cruenta no ambiente, devido à dificuldade encontrada de se desenvolverem no meio plântulas, tido como estressante para a germinação, devido a fatores como o solo que retém pouca água. “As bromélias têm se mostrado facilitadoras para a germinação, desenvolvimento e possível estabelecimento de outras espécies que caem no interior de seu tanque”, afirma Vanessa em sua defesa.

A pesquisa acompanhou durante aproximadamente dois anos bromélias dessa espécie, contendo plântulas no interior do seu tanque. Durante a primeira fase do projeto as alunas catalogaram as plântulas e fizeram a coleta de dados para o estudo a cada 2 ou 3 meses. Depois de 15 meses apenas 31% das plântulas sobreviveram. Em um segundo momento as alunas foram identificando aos poucos as espécies que germinaram.

Vanessa enfatiza o papel facilitador dessa bromélia para o recrutamento, desenvolvimento e estabelecimento de diversas espécies na restinga, através da oferta de água, nutrientes e temperatura mais amena no seu interior.


Leia aqui outras matérias sobre a JIC 2008