Diversão e design sustentável

Ensinando Conceitos de Economia Solidária e Design para a Sustentabilidade, de Forma Lúdica, através do Jogo de Tabuleiro Quimera foi o tema do painel apresentado pelas alunas Hannah Lua Hertz Cunha e Natascha Scagliusi, da Escola de Belas Artes(EBA) neste primeiro dia de apresentações de trabalho da JIC 2008. O projeto foi orientado pela professora Beany Guimarães Monteiro.

– O objetivo era criar um jogo com conceitos de economia solidária e de design sustentável, sendo, ao mesmo tempo, lúdico e divertido para atrair a atenção do público – explicou Hannah.

O jogo tem como objetivo principal mostrar as diversas formas de lidar com o mundo. Segundo Hannah, o Quimera tem como público alvo a classe média. Pois, na opinião da estudante, essa classe costuma resolver todos os seus problemas “através do dinheiro deixando a diplomacia relegada  a um segundo plano”. Já as classes menos favorecidas desenvolvem naturalmente a capacidade de trocar favores ou serviços devido a escassez de recursos financeiros.

O jogo tem fundamentos no RPG e se desenvolve em um mundo fictício. Para evoluir dentro do jogo, é necessário entender o meio de vida local, o que só é possível através da convivência e das trocas.

Ainda não existem exemplares à venda devido a limitações impostas pela natureza específica dos componentes de sua confecção. Seu tabuleiro, feito com couro vegetal, é a própria embalagem do jogo, o que facilita o transporte. O projeto tem convênio com a Amazônia Sustentável, que prevê a exploração sustentável dos recursos naturais, sendo condizente com a idéia design sustentável.

Leia aqui outras matérias sobre a JIC 2008