União entre campi marca Semana de Farmácia da UFRJ

Em busca de uma maior integração entre os alunos do campus avançado de Macaé e da Cidade Universitária, teve início na última segunda-feira, dia 13, a “Semana de Farmácia da UFRJ”. O evento que se estende até amanhã, dia 17, destaca o papel do farmacêutico na sociedade contemporânea e define suas áreas de atuação no mercado de trabalho.

Já em sua 26ª edição, a semana é anualmente organizada a partir de iniciativas do Centro Acadêmico junto aos estudantes. Esse ano, em especial, traz uma novidade aos inscritos. “Pela primeira vez na história do evento, há a apresentação de trabalhos científicos, o que deve fornecer um pouco mais de informações aos participantes”, explica Vanessa Ribeiro, aluna da Faculdade e participante da comissão organizadora da Semana.

Orgulho de ser farmacêutico

Para compôr a mesa de abertura, importantes nomes da Universidade foram convocados, entre eles Carlos Rangel Rodriguez, diretor da Faculdade de Farmácia, Marcelo de Pádua, coordenador da graduação de Farmácia, Maria Isabel Sampaio, vice-coordenadora da graduação, Guacira Mattos, responsável pelo estágio supervisionado, Rodrigo Saar, chefe do serviço de Farmácia, Elisabete Pereira, coordenadora do programa “Farmácia Universitária” e Samantha Martins, professora da unidade de Macaé.

O diretor da Faculdade deu boas-vindas a todos os presentes e ressaltou a felicidade de ver o grande comparecimento de alunos no evento (cerca de 350 inscritos) principalmente daqueles vindos de fora da cidade do Rio de Janeiro. E ainda explicou a necessidade de aproximação entre os alunos da Cidade Universitária e os de Macaé.

Para Rangel, a Semana é uma importante ocasião para que sejam repensadas as áreas de atuação do farmacêutico no mercado e questionar o papel desse profissional na sociedade. “É preciso ter consciência do que é ser farmacêutico, qual a nossa identidade, onde nós estamos? Ter orgulho e lutar por essa profissão que, na UFRJ, nasceu em 1832”, explicou o diretor.

O profissional

De acordo com Marcelo de Pádua, coordenador da graduação, o evento é de vital importância para a formação acadêmica dos inscritos, principalmente por trazer testemunho de profissionais de diversas áreas para a Universidade, incluvive de alunos egressos.

– A semana traz a realidade, importante principalmente para o aluno que está entrando na faculdade, que ainda vai se acostumar com a idéia de ser farmacêutico. Acho fundamental eles poderem entrar em contato com profissionais, da área de indústria, alimento, análises clínicas, que vêm compartilhar essa vivência e até recrutar alunos para estágios e bolsas não só dentro da faculdade – elogia o coordenador.

A necessidade de relembrar o papel do farmacêutico se deve, segundo Pádua, à introdução do currículo novo que dá a formação generalista ao farmacêutico, que garante a ele sair apto para atuar em indústrias, análises de alimento e análises clínicas, mas sem limitá-los a essas áreas.