I Encontro de Estudos Medievais

Veja o vídeo dessa matéria

Nesta quinta e sexta-feira, dias 16 e 17 de outubro, acontece o “I Encontro de Estudos Medievais da Faculdade de Letras”. O tema do evento é “Estudos Medievais e Letras: pontes interdisciplinares”.

A programação prevê para o primeiro dia mesas de discussões abordando: “Aspectos culturais, políticos e religiosos no mundo germânico, celta e românico antigo e medieval”, “O passado celta à luz das narrativas contemporâneas: convergências e divergências”, “(Não) Discutindo gênero: homem, mulher e corpo em textos medievais” e “As letras como testemunhas: Deus, o demônio e a Igreja no mundo medieval”.

Na sexta, haverá uma mesa-redonda sobre “Visões da Idade Média”. A Conferência de Encerramento será apresentada pela professora doutora Adriene Baron Tacla, pesquisadora do Centro de Estudos Interdisciplinares da Antigüidade da Universidade Federal Fluminense (CEIA/UFF). O título é “Contrapondo Arqueologia e Literatura: diálogos possíveis para a interpretação da proto-história da Europa Ocidental”.

A professora doutora Maria Elizabeth Vasconcellos, da UFRJ, faz a Conferência de Abertura. Ela trata da busca da saúde na Idade Média, entremeada com o milagre, a magia e a ciência.

O Encontro é coordenado por Álvaro Bragança Júnior, professor do Departamento de Letras Anglo-Germânicas e do Programa de Pós-graduação em História Comparada do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS/UFRJ), e por Mônica Amim, da faculdade de Letras. Já a realização é do Centro de Estudos Afrânio Coutinho (CEAC), do Grupo de Estudos Medievais (GEM) e do Projekt Mittelalter (Projeto Idade Média).

O endereço da Faculdade de Letras é Avenida Horácio Macedo, 2151, Cidade Universitária.