Semana da Pediatria

Em comemoração aos 55 anos do Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira (IPPMG), começou na última segunda, dia 6, a “Semana da Pediatria da UFRJ”. O evento que se estende até o próximo dia 10 visa relembrar algumas conquistas do Instituto e discutir os três principais objetivos da Universidade: Ensino, Pesquisa e Extensão.

O diretor do IPPMG, Marcelo Gerardin Poirot Land, em solenidade de abertura, afirmou seu grande orgulho pela maneira como o Instituto vem lidando com as transformações estruturais. Ele citou a epidemia da dengue, ocorrida no início deste ano, como um exemplo de superação.

– O Instituto já deu provas de sua enorme capacidade de adaptação. Antes do surto de dengue, estávamos com uma média de 100 pacientes e, durante a epidemia, quando houve um recorde de 272 internações, ocorreu apenas um óbito. Pelo impressionante resultado, o IPPMG está de parabéns – elogiou.

Durante a abertura, os convidados contaram um pouco sobre a relação que mantêm com o Instituto. Milton Flores, superintendente geral de Administração e Finanças da UFRJ, afirmou que tem uma relação afetiva e pessoal com os profissionais da casa. “Quando meu filho adoecia, eu e minha esposa ficávamos muito nervosos. Um dia liguei para o doutor Luís Afonso e ele foi até minha casa cuidar do meu filho. Resolveu o problema e cessou nossa angústia. Assim, a minha relação com o Instituto ultrapassa o profissional”, recordou ele.

Desafios do ensino de Pediatria no século XXI

A abertura do ciclo de palestras foi feita pelo diretor da Faculdade de Medicina da UFRJ, Antônio Ledo, que delineou alguns dos desafios do ensino de Pediatria no século XXI e traçou o perfil desse novo profissional.

Ledo destacou alguns pontos como determinantes para a formação do pediatra. Segundo ele, em um país de dimensões continentais como o Brasil deve ser traçado um perfil epidemiológico, no qual possam ser identificadas as maiores necessidades de cada área. A criação de novos modelos didático-pedagógicos também contribuiria para uma melhor formação.

Os desafios

De acordo com o diretor, dentre os grandes desafios do ensino, está o desenvolvimento de uma postura ética, aliada a uma visão humanística. Em conjunto, esses dois fatores possibilitariam o fortalecimento do senso de responsabilidade social e o compromisso com a cidadania. A valorização da formação contínua e o tratamento do indivíduo em sua subjetividade também foram apontados como importantes estratégias para a formação desse profissional.

Estratégias

Para Ledo, a pediatriAÇÃO, com ações de promoção da saúde e prevenção de doenças, deve ter suas ações intensificadas. Além dessas medidas, para o palestrante é necessário investir em tecnologias de baixo custo. “Dos 10 milhões de indivíduos que morrem por ano, seis milhões podem ser salvos apenas com a aplicação de tecnologias de baixo custo”, complementou.