Saúde e Educação para a Cidadania

Na última terça, dia 7, teve início o encontro Saúde e Educação para a Cidadania, com a abertura do evento no auditório Rodolpho Paulo Rocco, no Centro de Ciências da Saúde (CCS). Integrando a mesa estavam Almir Fraga Valladares, decano do CCS, Laura Tavares, pró-reitora de Extensão, Diana Maul, coordenadora de Extensão do CCS, Lúcia de Fátima, coordenadora de Extensão da Escola de Enfermagem Anna Nery (EEAN), e Sônia Figueiredo, representando a comissão organizadora. Alunos da 4ª série da Escola Municipal Tenente Antônio João formavam o público do evento.

Laura Tavares iniciou seu discurso ressaltando a importância das atividades de Extensão: “Estamos criando uma integração com a comunidade que nos cerca e com a população”. Ela acredita que os eventos desta natureza reforçam a qualidade técnico-científica da universidade, acrescentando que os alunos atualmente já colhem os frutos de trabalhos realizados anteriormente. A professora ainda destacou a relevância da contribuição da extensão ao ramo da pesquisa, pois considera as duas áreas complementares.

Diana Maul apontou a necessidade de dar prosseguimento a este trabalho, considerando fundamental o envio de críticas, reflexões e novas idéias. “É a partir desta instrução que vamos cada vez mais expressar na extensão algo essencial: o CCS precisa realizar Ensino e Pesquisa pensando no seu compromisso imediato com as condições de saúde da população brasileira. E isto tem que ser refletido em ações”, constatou Diana.

Lúcia de Fátima acredita que o caminho da Extensão é um desafio, mas observou evoluções. Lembrou também a importância da cidadania, relembrando os 60 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos.

O decano Almir Valladares cumprimentou os colegas pelo apoio e participação no evento e agradeceu a presença das crianças. “Elas são o futuro da nossa universidade, da nação e de uma cidadania cada vez mais forte”, salientou. Segundo ele, a instituição está cumprindo seu papel de estender suas pesquisas e conhecimento para toda a população.

Atividade com as crianças

Após os discursos iniciais, Florence Brasil, professora e coordenadora do evento, anunciou a primeira atividade: um encontro comunitário, mediado pela professora Maria Fernanda Quintela Nunes, diretora do Instituto de Biologia, com participação da professora Susana de Abreu. O debate com os alunos da Escola Municipal Tenente Antônio João teve como tema o ensino de Ciências.

Maria Fernanda propôs uma discussão sobre o que as crianças pensam a respeito do aprendizado de Ciências. “Queremos saber os problemas que vocês encontram relacionados com a Biologia. Devemos pensar também que, no ensino de Ciências, não se trabalha só com animais, plantas e ambiente, mas com a parte da saúde. Precisamos entender, por exemplo, por que temos que lavar frutas e saladas, além de tratar a água”, sugeriu a diretora.

Por fim, a professora Susana falou sobre seus alunos: “Eles estão entre 9 e 12 anos, mostram-se muito participativos e interessados em discutir desde relações ecológicas, entre seres vivos, até a parte do corpo humano”. Segundo ela, para melhorar o ensino, faltam recursos básicos como um ônibus que leve as crianças até um local onde possam ter contato com o conhecimento prático.