Categorias
Memória

Do Atlântico ao Pacífico

O Seminário Internacional “Do Atlântico ao Pacífico”, realizado pelo Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ em parceria com a Escola de Comunicação da UFRJ, teve início nesta segunda-feira, dia 17 de setembro. O objetivo do evento é realizar uma reflexão histórica cultural sobre a formação da sociedade brasileira, sobretudo a partir dos processos migratórios – resgatando a comemoração pelos 200 anos da Chegada da Família Real e pelos 100 anos de Migração Japonesa, realizados este ano.

Para a cerimônia, estavam presentes à mesa de abertura os representantes do Fórum Beatriz Resende, coordenadora; Denílson Lopes, superintendente de difusão cultural; e, representando a reitoria, Ângela Uller, pró-reitora de Pós-graduação e Pesquisa (PR-2) da UFRJ. Eles destacaram a importância do evento, que reúne especialistas de diferentes países. “Este seminário propõe mais que discutir uma questão cultural e histórica: é um desafio para pensar o nosso lugar e o mundo”, disse Denílson Lopes, ao que Uller acrescentou: “É uma oportunidade para valorizar a relação internacional”, referindo-se à troca de conhecimento entre profissionais de outros países e a UFRJ.

A palestra de inauguração do Seminário ficou por conta de Bruce Robbins, professor da Columbia University e autor de diversos livros, entre eles, “Feeling Global e Cosmopolitics”. Robbins abordou o tema “Diferença Colonial e Modernidade”, dissertando sobre questões do cosmopolitismo e da modernidade.

Segundo Robbins, a idéia geral de cosmopolitismo é que o princípio maior do ser humano deve ser o bem da humanidade em geral, em especial quando “ essa lealdade a esse princípio entra em conflito com outros pequenos princípios, isto é, com os de uma nação, cidade ou vínculos de amizade.” Para o palestrante, o cosmopolitismo, em nome de todos os seres humanos, costuma adquirir determinado distanciamento do habitual, do familiar, bem como das lealdades locais.

A partir dessa constatação, Bruce Robbins discute um novo olhar sobre o cosmopolitismo, propondo uma associação da lealdade de valores, no lugar de uma anulação de princípios, afirmando: “É necessária uma revisão desse ponto de vista, não excluindo, com um distanciamento, mas acrescentando, agregando, ‘anexando’ princípios de várias nações, por exemplo, ou de vários grupos. Se o indivíduo tem múltiplos valores, provavelmente não está tão fortemente ou exclusivamente ligado, associado, a nenhum deles”.

O Seminário encerra suas atividades nessa sexta-feira, dia 19 de setembro, com as mesas redondas “Diálogos entre Ásia e América Latina”, “Entre o Pacífico e o Atlântico” e “Repensar o Mundo”, culminando com a palestra “Destino: Universalismo. Atalho: Nacionalismo. Recurso: cordialidade”, proferida por Silviano Santiago, escritor e ensaísta de obras como Heranças e O Cosmopolitismo do Pobre. Toda a programação acontece no Salão Dourado do Fórum de Ciência e Cultura, que fica à Avenida Pasteur, nº250 – campus UFRJ da Praia Vermelha. Mais informações no site http://www.forum.ufrj.br.