Presidente do Detran-RJ visita UFRJ

Nesta terça-feira, o reitor Aloísio Teixeira encontrou-se, em seu gabinete, com o presidente do Detran-RJ, Sebastião Faria. Em pauta,  a necessidade do uso da educação como forma de civilizar o trânsito no Brasil. Por ano, morrem 35 mil pessoas em acidentes nas estradas e ruas brasileiras, em acidentes que perfazem mais de 30 milhões de reais de prejuízos anuais.

O reitor Aloísio Teixeira concordou que os dados são alarmantes e que esse é um problema de educação, impossível de equacionar somente com investimentos em infra-estrutura. O reitor defendeu a Lei Seca, pois “formou-se uma cultura de que transgredir um pouco é válido e de pouco em pouco, a lei vai para o lixo”, acredita.

O reitor ofereceu o apoio da UFRJ ao projeto de educação no trânsito do Detran, com base na premissa, constante em sua gestão, de que a universidade deve ser o local no qual as políticas públicas são pensadas e aperfeiçoadas. Sebastião Faria, por sua vez, declarou que o Detran pretende começar pela Cidade Universitária a instalação de seus termômetros, que mostrarão o número de vítimas fatais de acidentes de trânsito, no Rio de Janeiro.