">Para Aloísio Teixeira, reitor da UFRJ, os recursos e investimentos na manutenção das Instituições de Ensino Superior (IFES) devem ser semelhantes aos do Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni).

Nós queremos o Reuni da manutenção

“Nós queremos o Reuni da Manutenção”. Assim define Aloísio Teixeira, reitor da UFRJ, a necessidade de recursos e investimento na manutenção das Instituições de Ensino Superior (IFES), de modo semelhante ao programa que vem sendo desenvolvido pelo Governo brasileiro de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni). O pronunciamento se deu na solenidade de abertura do 2º Encontro Nacional de Manutenção das IFES, que trouxe à UFRJ representantes de diversas instituições de ensino superior do país, com o intuito de desenvolver programas de sustentabilidade, desenvolvimento e ampliação para as suas infra-estruturas. O evento acontece entre os dias 23 e 25 de julho, na Casa da Ciência e no Centro de Filosofia e Ciências Humanas, ambos da UFRJ.

A solenidade de abertura contou também com a presença de Roberto Salles, reitor da Universidade Federal Fluminense (UFF), Hélio Mattos e Ivan Ferreira Carmo, respectivamente prefeito e vice-prefeito universitário da UFRJ, Rui Muniz, prefeito universitário do Campus do Vale da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), e Luiz Augusto Cury Vasconcellos, gerente de Engenharia e Manutenção da UFF.  Ivan explicou que a iniciativa de promover um encontro entre as IFES teve início na 4ª reunião das IFES da região Sul, que convidou instituições de todo o Brasil – surgindo, assim, o primeiro encontro nacional. Os componentes da mesa destacaram também a importância de se discutir a manutenção das universidades públicas federais.

– Há tempos não é dado este enfoque para a manutenção das IFES, como vem acontecendo. É preciso aproveitar este momento e realizar as obras necessárias. Para isso, precisamos contar com pessoas para melhorar a estrutura. São elas e não máquinas que operam as mudanças que precisamos – afirmou Roberto Salles, que entre as medidas destacou a importância de se promover novos concursos, absorvendo a mão-de-obra que é necessária para essa manutenção das instituições universitárias federais.

Aloísio Teixeira reafirmou as palavras de Salles, lembrando que, assim como a UFRJ, outras instituições também encontram dificuldades na aquisição de equipamentos e na manutenção adequada da infra-estrutura, em especial de prédios históricos – na UFRJ representados pelo Palácio Universitário da Praia Vermelha, pelo Museu Nacional, IFCS, entre outros. O reitor da UFRJ lembra também que parte dessa manutenção será beneficiada pelo Reuni, mas que não é suficiente – ocasião em que fez o apelo destacado no título, finalizando a solenidade.

A Manutenção

Após a solenidade de abertura, Rui Muniz ministra uma palestra sobre a necessidade do Encontro Nacional de Manutenção, destacando a necessidade de conhecer a Instituição Federal de Ensino Superior. “É de grande importância saber quem somos, para estabelecer a construção de estratégias a partir de uma adequação às nossas possibilidades”, declarou o prefeito universitário, que define a política de manutenção como uma medida para “garantir a continuidade dos processos acadêmicos de ensino, pesquisa e extensão, objetivando tornar as IFES as melhores instituições de ensino do país”, afirmou Muniz.