Ziraldo na UFRJ

Ocorreu, no último dia 8, no Auditório Hélio Fraga na UFRJ, o 1º Encontro com a Literatura, voltado para a área de educação, destinado a dirigentes e professores da rede municipal.

O encontro contou com a presença de Ziraldo Alves, famoso cartunista e escritor de literatura infantil, e Maria da Graça Horn, formadora de professores do ensino para crianças.

Discutiu-se a importância da literatura nos primeiros contatos com a escrita. “Ler é mais importante que estudar” afirmou Ziraldo, ressaltando que a gramática embora necessária, deve estar aliada à literatura, despertando a criatividade das crianças e desenvolvendo seu raciocínio. O cartunista relembrou sua infância ao relatar a história de uma educadora que trazia o lúdico para a sala de aula, abolindo os antigos métodos de ensino e punição, de maneira bastante revolucionária para a época, meados de 40. O caso inspirou o livro “Uma professora muito maluquinha”, publicado em 1995, e traduzido para vários países da América Latina.

O escritor sugeriu ao público que incentivasse às crianças a se expressarem através de diários, pois isso contribuiria não só na capacidade de expor suas experiências e sentimentos, mas também na aproximação com a língua.

Maria da Graça apresentou algumas estratégias que podem ser utilizadas por professores de qualquer instituição, pública ou privada, para estimular a imaginação de alunos. Segundo a educadora, a existência de um ambiente acolhedor para a leitura faz com que as crianças se sintam convidadas a criar um novo hábito, incluindo o livro em suas vidas. Livros bem conservados e almofadas aconchegantes em uma sala ou até mesmo um “cantinho” seriam a receita para o sucesso.

Horn mostrou a necessidade de trazer os pais para a escola não apenas para relatar problemas com seus filhos, mas também para envolvê-los no processo de aprendizagem através da literatura.

O público que compareceu ao evento foi contemplado com alguns brindes, dentre eles, o livro “Projetos pedagógicos na educação infantil”, de Maria da Graça Horn e Maria Carmen Barbosa, publicado em 2008.