Categorias
Memória

Ciclo de palestras aborda petróleo no Cinema

A Agência Nacional do Petróleo e Gás natural e Biocombustíveis (ANP) e a Agência Nacional do Cinema (ANCINE) promovem exibição e debate de filmes que discutem questões acerca do petróleo e sua indústria às 18h nas terças-feiras de junho (dias 03, 10, 17 e 24 deste mês). O local do evento é no Salão Pedro Calmon, no Campus da Praia Vermelha da UFRJ – Avenida Pasteur, 250, Praia Vermelha.

Entre os convidados para a mesa de discussão estão o diretor do Instituto de Economia da UFRJ João Luiz Maurity Sabóia, o reitor da UFRJ Aloísio Teixeira, os diretores da ANP e da ANCINE. O objetivo do evento é, a partir da exibição dos filmes, debater o papel da indústria de óleo e gás e a percepção da sociedade sobre sua atuação.

O primeiro filme a ser exibido será o documentário “Enron: The Smartest Guys in the Room”. Ele apresenta a trajetória da corporação do ramo de petróleo e gás natural Enron e as diversas decisões que ela tomou para se manter, às vezes passando por cima das leis e dos interesses da população, até a sua queda.

Programação de exibição dos filmes:
03/06: Enron: The Smartest Guys in the Room
10/06: Syriana – A Indústria do Petróleo
17/06: Uma Verdade Inconveniente
24/06: Ouro Negro