Prêmio da Coppe homenageia professores

Os professores e pesquisadores Alexandre Szklo, Paulo Lage e Álvaro Coutinho, do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa em Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe/UFRJ), foram homenageados na tarde desta quarta-feira, dia 21 de maio, pela instituição à qual se dedicam de forma exclusiva. Eles receberam o Prêmio Coppe Giulio Massarani – Mérito Acadêmico 2007 em uma cerimônia que ocorreu no auditório G-122 do prédio do Centro de Tecnologia (CT/UFRJ), localizado na Ilha da Cidade Universitária.

A mesa solene foi composta pelos professores Walter Suemitsu, decano do CT; Angela Uller, pró-reitora de Pós-graduação e Pesquisa da UFRJ e ex-diretora da Coppe; Luiz Pinguelli Rosa, atual diretor da Coppe; e Edson Watanabe, diretor acadêmico da Coppe.

O evento foi marcado pelos discursos tanto dos docentes agraciados com o prêmio quanto de seus respectivos padrinhos na ocasião. Cada paraninfo discursou sobre a trajetória acadêmica dos homenageados, exaltando o mérito de cada um deles pelo prestígio que conquistaram na Coppe.

Álvaro, do Programa de Engenharia Civil (PEC-Coppe), finalizou sua fala com uma frase que resumiu o sentimento de seus colegas também reconhecidos pelo mérito acadêmico: “eu recebo este prêmio pelo que fiz, mas espero poder contribuir com o que ainda vem pela frente. Vamos celebrar o passado para nos preparar para o futuro”.

O prêmio

Há dez anos – em 1998, a Coppe criou uma premiação destinada aos seus docentes que apresentam uma relevante produção científica e que contribuam de forma significativa para a formação de profissionais qualificados na universidade.

Em 2005, tal incentivo aos professores recebeu o nome do chamado “mestre dos mestres”, o professor Giulio Massarani, que é um dos fundadores da Coppe junto a Alberto Luiz Coimbra.
No ano passado, com a nova diretoria da coppe, a premiação passou a agraciar três, ao invés de dois docentes com destaque no ensino, pesquisa, orientação e apoio institucional.

O decano do CT parabenizou a Coppe pela iniciativa do prêmio, que motiva o corpo docente e desperta o sentimento de pertencimento à instituição. “É uma iniciativa deste tipo que diferencia a Coppe das outras unidades e cria esse espírito de corpo, esse orgulho de se sentir parte de uma entidade, o que é uma coisa positiva”.

Para Angela, A coppe é uma instituição que se repensa o tempo todo, se avalia e também dá prêmios. Ela fez questão de ressaltar a alegria de estar, no evento, entre amigos e em um clima de descontração. “Isto que acontece na Coppe é inexplicável. A gente pode ser excelente e tudo o mais, mas há alguma coisa nesse lugar que não podemos explicar. A gente deveria instituir um prêmio de mérito acadêmico para a Coppe. Ser capaz de fazer isto com seus professores, alunos, é fantástico”, declarou a pró-reitora.

O clima de descontração cria um paralelo interessante com a seriedade do prêmio, conforme analisou Pinguelli. Segundo ele, de um lado, há a seriedade pela qual é conduzida a premiação, o que é de muita importância para a instituição. E, de outro, há o clima de confraternização em que ela se dá, estabelecendo uma certa contradição entre o formal e o informal.

–  A Coppe funde as duas coisas: o acadêmico, pesquisador em si, que se dedica a um tópico ou a uma área do conhecimento específica; e também o professor, que dá de si para a instituição, para os alunos, a fim de criar esse ambiente em que nós vivemos. Portanto, é muito bom isso acontecer e eu acho que as palavras do decano e da nossa sub-reitora mostram como é valorizada essa instituição, nós a valorizamos – concluiu o diretor.

Para conhecer mais sobre cada um dos docentes em destaque, acesse a página eletrônica http://www.planeta.coppe.ufrj.br/artigo.php?artigo=983 .