Conjuntura econômica brasileira

O Instituto de Economia (IE/UFRJ) realiza, nesta terça-feira, dia 13, o seminário "A Conjuntura Econômica Brasileira e Perspectivas de Curto Prazo". Os professores do IE, Caio Prates da Silveira e Antonio Licha, são os convidados para dar a palestra, que acontece às 16h30, na sala 102 do Instituto – Avenida Pasteur, 250, Praia Vermelha.

O evento, gratuito e aberto aos interessados, faz parte dos Seminários de Pesquisa Regulares do Instituto, que trazem, semanalmente, pesquisadores e professores para apresentarem seus trabalhos à comunidade acadêmica. O objetivo é que as pessoas que estão estudando a mesma área possam discutir e ter novas idéias.

Sem um eixo central, a temática dos encontros imita a abrangência do IE no que diz respeito à diversificação, de acordo com o coordenador do projeto, professor Hugo Boff. “Aqui temos economia matemática, industrial, política, financeira, ambiental, economia da energia, de políticas públicas, tecnologia e inovação. Por isso o seminário é de natureza plural, ainda que não seja multidisciplinar, visto que é concentrado em focos de economia”, esclarece.

Além das apresentações, em todos os semestres o Seminário de Pesquisa abre espaço para que os grupos de Conjuntura Econômica e de Energia do IE promovam, no lugar de apresentações de trabalhos, mesas redondas com vários pesquisadores que se reúnem para discutir temas atuais.

Desde 1999

Apesar do destaque que os Seminários têm hoje na instituição, o professor Boff lembra a dificuldade do início das atividades: “Não foi fácil garantir a oferta de um seminário todas as semanas. Não pelo fato da inexistência de trabalhos, e sim, pela ausência no Instituto de uma cultura de seminários regulares. Os professores não estavam acostumados a freqüentar e os alunos tampouco”.

Para despertar a comunidade acadêmica, em 2000, o Instituto de Economia tornou o acompanhamento dos seminários obrigatório para os estudantes de pós-graduação. Para obterem o título de mestre ou doutor, além da realização de todos os créditos e da defesa da dissertação, eles deveriam ter freqüentado, pelo menos, doze seminários no período de quatro semestres. O remédio deu certo e hoje a freqüência é totalizada em 20 ouvintes por sessão, aproximadamente.

As apresentações das pesquisas ocorrem sempre nas terças-feiras, às 16h30. Para o acompanhamento do conteúdo, os palestrantes disponibilizam um material em arquivo digital, no site do IE (www.ie.ufrj.br), onde também estão os documentos de todos os eventos anteriores, desde 1999.

Os pesquisadores interessados em apresentar trabalhos podem contatar o professor Hugo Boff, através do endereço hugo@ie.ufrj.br, enviando seu currículo. Já as pessoas que queiram assistir às palestras, devem entrar em contato com a secretária Flávia Grumbach Mendonça, através do e-mail diretoria@ie.ufrj.br, e solicitar o informe dos encontros.

Confira a programação de maio

– Dia 13
“A Conjuntura Econômica Brasileira e Perspectivas de Curto Prazo” – Caio Prates da Silveira e Antonio Licha (IE)
– Dia 20
“Inflação e Nível de Atividade no Brasil: Estimativas via Curva de Phillips” – elcyon caiado rocha lima (UERJ/IPEA)
– Dia 27
“A Perceived Human Development Index (PHDI) and Intra-household Redistribution of Health Perceptions” – Marcelo Cortes Néri (IBRE-EPGE/FGV).