Categorias
Memória

Arte Contemporânea em debate na UFRJ

O Núcleo de Tecnologia da Imagem do Programa de Pós-graduação da Escola de Comunicação e o Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ realizam a série de conferências “O que é arte contemporânea” – que acontece no salão Moniz de Aragão às sextas-feiras, entre 9 de maio e 20 de junho – da qual participam diversos artistas e especialistas no assunto. Para a primeira palestra, o evento conta com a participação de André Sheik, artista plástico, músico e escritor.

Sheik é formado em Telecomunicações pelo Liceu Franco-Brasileiro, tendo ingressado no curso de Física da UFRJ aos 18 anos. Antes, em 1983, junto com os amigos Bruno Gouveia, Álvaro Lopes e Miguel Flores, montam a banda “Biquini Cavadão”, da qual era baixista, alcançando o sucesso em 1985, com a música “Tédio”, escrita em parceria com todo o grupo. Em 1996, André lança o livro de poesias "Borboletas no Estômago do Cachorro Louco". Em 1999, começa a ter aulas de artes plásticas, na Escola de Artes Visuais do Parque Lage, no Rio de Janeiro. Em novembro do ano seguinte, após marcar presença no Rock In Rio 3, Sheik se retira da banda, após 15 anos como integrante. Ainda em 2000, expõe alguns quadros no Projeto N.O.M. no Hipódromo Bar. Seu trabalho como artista plástico é reconhecido pelo seu método de construção concentrado e olhar aguçado com que representa o mundo à sua volta, conforme afirma Afonso Tostes, seu ex-professor de artes plásticas no Parque Lage.

A Conferência “O que é arte contemporânea” acontece às sextas-feiras, a partir das 13h. O Fórum de Ciência e Cultura fica à Avenida Pasteur, nº250, campus UFRJ da Praia Vermelha.