COPPE inicia mais um ano de trabalho

O Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa em Engenharia (COPPE/UFRJ) recepcionou, na última quarta-feira dia 5 de março, os novos alunos que ingressam na instituição. A cerimônia de boas-vindas foi realizada no auditório do Bloco A do Centro de Tecnologia e contou com a presença dos professores, diretoria e dos coordenadores dos programas de pós-graduação.

O Prof. Luiz Pinguelli Rosa, diretor da COPPE, proferiu a palestra de boas-vindas aos alunos. O diretor explicou o funcionamento do Centro de Tecnologia e a logística com a qual os centros da UFRJ trabalham em sinergia. Pinguelli também contou aos alunos um pouco da história da Instituição na qual acabam de ingressar.

“Vocês são para nós importantíssimos, pois estivemos aí um dia, fomos alunos dessa instituição antes de virarmos professores. Depois de muito trabalho, podemos dizer hoje que vocês ingressam em um entre os maiores Institutos de Pesquisa do mundo”, disse o diretor Pinguelli Rosa.

A COPPE está, sem sombra de dúvida, em destaque como uma das instituições brasileiras de ensino de maior prestígio internacional. Completando este ano 45 anos de história, o Instituto é reconhecido pela formação qualificada de profissionais de pesquisa em engenharia e pelo desenvolvimento de projetos de tecnologia de ponta de alto grau de complexidade.

Pinguelli aproveitou a ocasião para mostrar aos novos alunos os projetos que a COPPE vem desenvolvendo. Entre eles, estão o Tanque Oceânico, no Parque Tecnológico, onde se desenvolvem pesquisas na geração de energia elétrica através das ondas do mar; e o Trem de Levitação Magnética, um dos projetos mais ambiciosos da COPPE, que promete, através da redução de custos, ajudar a solucionar o grave problema com transportes em que se encontra não somente a Ilha da Cidade Universitária, como todo a cidade do Rio de Janeiro.

Em seguida, o professor Segen Farid, diretor de Tecnologia e Inovação da COPPE, trouxe uma palavra de incentivo aos novos alunos. O professor destacou o posicionamento de valorização do empreendorismo que a COPPE vem assumindo no decorrer dos últimos anos. O Projeto COPPE-Produto além de incentivar o espírito  empreendedor nos alunos, incentiva a criação de novas patentes para a instituição. Para tal, a COPPE mantém há 8 anos uma Encubadora de Empresas e recentemente passou a realizar periodicamente os chamados “colóquios de inovação”, onde o tema é debatido.

A COPPE está hoje dividida em 12 programas, contando com 340 professores que trabalham em dedicação exclusiva, além de 113 laboratórios. Uma estrutura da qual a UFRJ pode se orgulhar.