Categorias
Memória

ProArq celebra 200 anos da chegada da família real portuguesa ao Brasil

O Programa de Pós-graduação em Arquitetura da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRJ (ProArq/FAU) está planejando um grande evento para rememorar a chegada da família real portuguesa ao Brasil, que, em 2008, completa 200 anos.

Durante os dias 4, 5, 6 e 7 de dezembro, o encontro, intitulado 200 anos da Chegada da Família Real Portuguesa ao Brasil; Da Abertura dos Portos Às Nações Amigas; e Seus Reflexos na Arquitetura e no Espaço Brasileiro, reunirá professores de vários estados brasileiros e de Portugal. Esses pesquisadores vão ministrar mais de 40 palestras sobre os impactos e conseqüências da vinda do Estado português para o Brasil.

O evento, coordenado por Luiz Manoel Cavalcanti Gazzaneo, docente do ProArq, integra a programação oficial da Prefeitura do Rio de Janeiro para celebrar o bicentenário da chegada da família real. “Alguns estudiosos elegem a transferência do governo português para o Brasil como o momento mais importante da história do nosso país. Queremos então contextualizar historicamente esse momento e refletir sobre os impactos urbanos que ele causou”, explica Luiz Manoel.

O encontro acontecerá no Salão Moniz de Aragão, no Fórum de Ciência e Cultura (FCC), localizado na Avenida Pasteur, 250, 2º andar.