Professor da odontologia é eleito presidente da Federação Dentária Internacional

Com setenta por cento dos votos o odontologista Roberto Vianna professor associado do departamento de Odontopediatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e assessor internacional da Presidência da Associação Brasileira de Odontologia (ABO) é o primeiro brasileiro e de toda a América Latina foi eleito ao cargo de presidente da Federação Dentária Internacional.

A campanha mundial para eleger o cirurgião-dentista teve resultado dia 26 de outubro, em Dubai (Emirados Árabes) com uma resposta esmagadora. Eleito por 122 votos, 69% do total de 177 eleitores, delegados da FDI que representam países-membros vindos de todas as regiões do planeta. Seu adversário, o neozelandês Brent Stanley, ficou com 55 votos.

Roberto Vianna, que já foi conselheiro da FDI e expert no Comitê de Desenvolvimento Odontológico e Promoção de Saúde Bucal, graduou-se em Odontologia na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e fez mestrado em Odontopediatria na Universidade de Indiana (EUA). O doutorado foi realizado também na UFRJ, onde, há 36 anos, ele é professor associado do Departamento de Odontopediatria.

A Federação Dentária Internacional, que tem sede em Genebra, reúne entre seus principais objetivos o estímulo e a facilitação da troca de informações entre seus associados e do desenvolvimento de políticas públicas em benefício da qualidade da saúde bucal da população de todo o planeta, debatendo e definindo os rumos da Odontologia mundial.