Instalações permitem interação do público com natureza

O projeto “Corpos Telúricos” apresentado na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia foi uma das atividades que mais despertou curiosidade nas crianças que circulavam pelo hangar da UFRJ localizado na Ilha da Cidade Universitária, no Fundão.

Desenvolvido pelo Laboratório de Imagem-Criação em Dança e pelo Programa Interdisciplinar de Iniciação e profissionalização Artística da Companhia de Dança Helenita Sá Earp, da UFRJ, o projeto consiste numa produção audiovisual que encontra na videodança suporte para a eco arte.

Ao chegar no galpão do UFRJMar, o público já observava bailarinas exibindo performances ligadas à elementos da natureza. Ao entrar no espaço reservado exclusivamente para o projeto, tecidos brancos faziam parte da movimentação nos quais foram projetados dois filmes, em meio a galhos e folhas de árvores e terra espalhada pelo chão.

Os filmes intitulados “Aqua das Origens” e “Passo-a-Passo” foram gravados no Parque Nacional do Itatiaia, no Rio de Janeiro, sob a direção de André Myer, professor da Escola de Educação Física. Eles são exibidos continuamente enquanto meninas, coreografadas por Ana Célia, representam a natureza em adereços e gestos, guiadas por uma trilha sonora instrumental..

O público, convidado a interagir nos movimentos, via sua imagem projetada junto aos filmes que mostravam o ecossistema do parque. A instalação buscava simular a presença na floresta e uma harmoniosa relação humana com ela.

Veja outras matérias relacionadas à Semana de C & T:
Logo do Projeto Recicla CT é escolhida na Semana de C & T
Oficina de Dança faz o público soltar o corpo
Oficinas exploram a cultura nacional
Oficina do biscoito: aprendendo e se deliciando
Um oceano na UFRJ
Educação Física diverte crianças com atletismo
Animação e Produção de Vídeo Científico-Educativo na Semana de Ciência
Semana da Ciência ensina técnicas de hialotecnia
Projeto de biologia marinha na Semana da Ciência e Tecnologia
Escalando e aprendendo