Categorias
Memória

UFRJ sedia II Encontro em Desenvolvimento e Sustentabilidade

 Aconteceu nessa quarta-feira 15 de agosto, no salão Pedro Calmon, o II Encontro em Desenvolvimento e Sustentabilidade da Cátedra UNESCO de Desenvolvimento Durável da UFRJ, com o intuito de debater questões atuais dentro dessa temática de acordo com uma perspectiva interdisciplinar, reunindo para tal especialistas de diferentes áreas do conhecimento, profissionais e estudantes em geral. O evento, organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social (EICOS) do Instituto de Psicologia da UFRJ, contou com a coordenação das professoras Maria Inácia D’Ávila Neto e Tânia Maria de Freitas Barros Maciel, além de alunos da graduação no apoio técnico. Já para o simpósio, marcaram presença Bárbara Freitag Rouanet, professora emérita da Universidade de Brasíla (UNB) e coordenadora da Cátedra da UNESCO de Cidade e Meio Ambiente; Valdo Marques, professor titular e chefe do laboratório de Meteorologia da UENF, e Irene Goray, professora do laboratório da UFRJ de gestão da biodiversidade.

Tânia Maciel guiou a solenidade de abertura, destacando a importância do evento na reflexão acadêmica e na pesquisa com a intervenção social, trazendo para o âmbito das Ciências Humanas a complexidade do desenvolvimento durável, a partir da compreensão e interpretação da dinâmica das relações psicossociais como vetores estratégicos para a definição dos processos de desenvolvimento do país. “É necessário a adoção de um olhar transdisciplinar sobre essa questão, pois apesar de parecer utopia, apenas a união de diferentes áreas do saber permite alcançar essa sustentabilidade”, idealiza a coordenadora.

A primeira palestra, ministrada pela professora da UNB Bárbara Freitag, discutiu o tema “As cidades e a sustentabilidade”, cujo objetivo é entender as grandes cidades brasileiras e do mundo, a partir da forma como se desenvolveram, de comparações e das diferentes correntes de estudos sobre essas metrópoles e megalópoles contemporâneas, sob a ótica da sustentabilidade. Em sua conferência, Bárbara adota um ponto de vista a partir de diferentes conceitos e teorias das cidades, que demonstram riquezas de apontamentos, enfoques e perspectivas diferenciadas, ampliando os registros dos próprios arquitetos e urbanistas. A professora também analisa a espetacularização das cidades. “Esses monumentos contemporâneos, como imensos aeroportos e campos de futebol, por exemplo, configuram a estratégia de levantar megaconstruções na convicção de que isso contribuirá para a superação do recesso econômico, do descaso político ou da marginalização cultural e social de certas cidades tanto do velho quanto do novo continente, como se essa nova obra atraísse por si só investidores, turistas e melhorasse a economia da cidade”, critica.

Após esse primeiro momento, houve o lançamento do livro “Natureza – Para pensar a Ecologia”, de Serge Moscovici, apesar de não ter sido possível a presença do especialista ao evento. O psicólogo social é reconhecido mundialmente pelo trabalho pioneiro ao introduzir o conceito de representações sociais na psicologia social contemporânea há quase quarenta anos, principalmente através de suas contribuições ao estudo das influências das minorias étnicas e da psicologia das massas. Nessa coletânea apresentada, reúnem-se artigos seus escritos entre 1970 e 2006.

Já no período da tarde, a palestra “Panorama Mundial das mudanças climáticas”, ministrado pelo professor Valdo Marques, discutiu sobre uma questão polêmica e de grande repercussão na mídia devido principalmente ao filme Verdade Inconveniente, do ex-vice-presidente americano Al Gore. Segundo Tânia, o convite ao professor da UENF, que pela segunda vez integra o ciclo de debates do Encontro em Desenvolvimento e Sustentabilidade, leva em conta toda a questão do clima e suas mudanças.  “É importante que um ano depois de toda a reflexão proporcionada pelo evento anterior, reforçada pelo impacto do filme, possamos fazer a avaliação do que aconteceu no Brasil e no mundo em relação a esse fenômeno”, explica a coordenadora. O Encontro, por fim, recebe a professora da UFRJ Irene Goray, que aborda o assunto: “modelo transdisciplinar para conservação da biodiversidade: a integração saber-conhecimento como metodologia de transferência de tecnologia e educação”.

O programa EICOS e a Cátedra da UNESCO

O Programa de Pós-Graduação em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social – Programa EICOS – foi criado em 1992, constituindo uma proposta pioneira e inovadora no campo psicossocial, em termos teóricos e metodológicos. A atuação do Programa EICOS compreende o ensino e pesquisa em diferentes níveis, desde a Iniciação Científica – com apoio de órgãos de fomento, tais como CNPq e FAPERJ- até a Pós-Graduação. Segundo a coordenadora Tânia Maciel, a conquista da primeira Cátedra UNESCO de Desenvolvimento Durável da América Latina pela UFRJ, em 1993, deve-se a esse trabalho desenvolvido pela EICOS. “Em 2002, por exemplo, foi dada uma premiação entre as universidades envolvidas no projeto, e a nossa foi a escolhida para receber a menção”, conta.

Já a graduanda de psicologia e bolsista do programa de iniciação científica EICOS, Katerine Sonoda, destaca três grandes linhas de pesquisa contempladas pelo projeto: Comunidades, Desenvolvimento, Meio Ambiente e Inclusão Social; Paradigmas e Metodologias Psicossociais do Cotidiano; Construção Psicossocial de Saberes e Subjetividades. Essas abordagens, segundo a estudante, são o foco do Encontro. “O I Encontro, que aconteceu no dia 16 de agosto de 2006, contou com a participação de 400 pessoas, além da contribuição significativa dos palestrantes, abordando toda essa questão de desenvolvimento durável e sustentabilidade. A repercussão desse primeiro evento reforçou o objetivo de promover anualmente esse encontro aqui na UFRJ, principalmente pela importância de trazer ao alcance do público universitário, dos professores e das pessoas envolvidas com a universidade em geral, toda essa discussão dos problemas ambientais e ecológicos que vivemos atualmente”, reflete a estudante. Katherine também esclarece que sua participação na organização do evento está ligada ao projeto de iniciação científica que desenvolve junto ao EICOS, chamado Sustentabilidade Humana.