Categorias
Memória

Atlas de anatomia cirúrgica dos nervos periféricos

 A cerimônia de lançamento do livro “Atlas de anatomia cirúrgica dos nervos periféricos” aconteceu na quinta-feira, 19 de Julho, às 20h, no Salão Dourado, alocado no campus da Praia Vermelha da Universidade Federal da UFRJ (UFRJ). Os autores do livro, Maurício Moscovici e Flávio Freinkel, ambos atuantes no Instituto de Neurologia Deolindo Couto (INDC/UFRJ), foram recepcionados por diversos profissionais e estudantes da área. Para os interessados, distribuíram autógrafos nos exemplares e tiraram fotos.

Maurício Moscovici explicou que o livro tem como objetivo a orientação de neurocirurgiões, ortopedistas e cirurgiões plásticos em procedimentos de recuperação dos nervos periféricos quando afetados. O Atlas, então, especifica as técnicas de cirurgia e explicita, detalhadamente, as estruturas anatômicas do corpo envolvidas no processo.

Ainda segundo o especialista, a idéia de montar o livro surgiu a partir do Curso de Cirurgia dos Nervos Periféricos, ministrado por ele e Flávio Freinkel no INDC. Diante do sucesso deste curso, que incluiu aulas práticas e teóricas, e com o fato de as vagas oferecidas não terem sido suficientes para a demanda, a equipe decidiu registrar as aulas com fotografias para depois organizar o Atlas.

— Demoramos dois meses para montar todas as peças anatômicas. Foi especialmente trabalhoso representar cada estrutura dos nervos, porque a intenção era simular com esses modelos a cirurgia em vivo. Depois, fotografamos as peças para a ilustração do Atlas, e foram mais dois meses até que concluíssemos a parte teórica — detalha Maurício.

Para oficializar o lançamento do livro, compuseram a mesa os autores Maurício e Flávio, acompanhados de José Luiz de Sá Cavalcanti, diretor do INDC, Lúcio Pereira de Souza, coordenador de Graduação da Faculdade de Medicina da UFRJ, Carlos Fernando Gross, presidente do Laboratório Gross, e Mirto Prandini, neurocirurgião da Universidade de São Paulo (USP).

José Luiz elogiou o Atlas por seu conteúdo. “Uma medicina de qualidade, que certamente ajudará cirurgiões a atingir o nervo periférico de uma maneira mais segura e realista”. Igual satisfação com o livro foi manifestada por Carlos Gross que, após resumir brevemente o histórico de sua família com a Medicina, admitiu-se feliz de o Laboratório Gross ter participado, em uma parceria público-privada, desse “trabalho acadêmico original e único”. Lúcio Pereira, representando o diretor da Faculdade de Medicina da UFRJ, destacou a grandiosidade desta obra e caracterizou os autores Maurício e Flávio como exemplos a serem seguidos pelos futuros médicos que estão se formando.

Maurício fez uma rápida apresentação de slides com algumas fotografias do Curso de Cirurgia dos Nervos Periféricos e das peças anatômicas das quais foi o principal responsável na montagem. Flávio finalizou com agradecimentos a todos que tornaram possível a concretização deste projeto, entre eles, o Laboratório Gross, pelo apoio financeiro, a Sociedade de Neurocirurgia do Rio de Janeiro e Maurício.

Antes de ser liberado o coquetel, oferecido pelo Laboratório Gross aos presentes na cerimônia, Mirto Prandini homenageou os autores do livro “Atlas de anatomia cirúrgica dos nervos periféricos” com um recital de piano composto pelas músicas de Tom Jobim.